foto: internet

Mais um estado proíbe eventos com aves por causa da gripe aviária

Emanuely
Emanuely
foto: internet

#sou agro| O governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), suspendeu a participação de aves e suínos em feiras, exposições, torneios e quaisquer eventos que promovam a aglomeração de animais.

A medida, anunciada nesta semana, deve durar 90 dias e pretende prevenir riscos de surtos de gripe aviária. A suspensão inclui quaisquer espécies de aves: ornamentais, passeriformes, silvestres, comerciais ou domésticas.

Prevenção e vigilância 

Considerando a importância da produção avícola nacional e a necessidade de estabelecer normas para produção, o Mapa instituiu em 1994 o Programa Nacional de Sanidade Avícola. Em Minas Gerais, as ações previstas no Programa são de responsabilidade do IMA que promove as estratégias de vigilância epidemiológica para as doenças avícolas de controle oficial, como a influenza aviária, doença de Newcastle, salmonelose e micoplasmose, visando a proteção do platel avícola e a expansão de mercados.

Izabella Hergot recomenda que a notificação de qualquer caso suspeito pode ser feita na unidade mais próxima ou através do WhatsApp: 31 8598.9611. “Quanto mais rápido o IMA tiver ciência de uma possível suspeita de ocorrência de influenza aviária, mais rápida será a nossa ação para sanar o problema”, ressalta.

Ações ADAPAR

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) intensificou as ações interestaduais, em parceria de forças de segurança, para monitorar o trânsito de animais.

O principal foco é fazer fiscalização nas fronteiras com Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Intensificaremos as abordagens nos nossos postos e em barreiras volantes. São blitz com apoio da polícia. Este trabalho já é realizado, mas por conta do alerta ocorrerá em maior número”, explicou Allan Pimentel, gerente de Trânsito Agropecuário da Adapar.

(Com agências)

 

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas