Foto: Arquivo

Data de zoneamento agrícola do milho safrinha não será alterada, afirma Ocepar

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Arquivo

Apesar dos pedidos, a data do Zarc (Zoneamento Agrícola para Risco Climático) do milho safrinha no Paraná não será alterada. A informação é da Ocepar.

Por solicitação do setor cooperativista, a Ocepar pediu ao Mapa (Ministério da Agricultura), por meio de ofício e reunião técnica, a prorrogação do Zarc no Paraná para plantio de milho safrinha. A data se encerrou no dia 28 de fevereriro. O ofício foi encaminhado pela Ocepar e pela Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento).

Porém, o resultado da reunião foi que a Embrapa, responsável pelo estudo do Zarc, destacou que não existe possibilidade de realizar qualquer alteração das datas definidas no zoneamento sem um prazo mínimo de 12 meses.

Com isso, a Ocepar pediu uma reunião com outros setores para pleitear no Manual de Crédito Rural para que os produdores/cooperados possam usar do recurso do crédito rural para plantar o milho segunda safra fora do Zarc.

“Pedimos também que em caso de frustração de safra, que os produtores fossem atendidos pelo Proagro, além de que possam ser negociadas suas dívidas pela mesma taxa do crédito rural. Os encaminhamentos foram feitos, porém, não temos nenhuma resposta até o momento”, afirmou Salatiel Turra, economista e Analista de Desenvolvimento Técnico da Ocepar.

O pedido se deu por conta do atraso da colheita da soja em razão das chuvas frequentes no estado e da dificuldade de o produtor plantar o milho safrinha dentro do prazo.

Com informações da Ocepar

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas