foto: divulgação

Ácidos orgânicos podem aumentar o consumo de água e ração de porcas

Emanuely
Emanuely
foto: divulgação

#sou agro| A produtividade das porcas está ligada diretamente ao manejo correto e ao consumo adequado de ração e água, especialmente durante o verão ou em regiões de clima normalmente quente. “A redução da ingestão de água e o menor consumo de ração podem desencadear efeitos negativos no desempenho dos animais. O consumo de água é essencial para a normal produção de leite, assim como para reduzir eventuais problemas de constipação e riscos de infecção do trato urinário”, afirma Andrea Silvestrim, Gerente Técnico Comercial Latam – Saúde & Performance, Selko.

A Trouw Nutrition coordenou experimentos em diversos sistemas de produção, com clima e manejo distintos, em colaboração com universidades e centros de pesquisa de diferentes países. Os estudos mostram que o uso de blends de ácidos orgânicos (AO) livres e tamponados na água aumenta o consumo do líquido em mais de 12%.

“Ao final do trabalho científico, as porcas que tiveram acesso à água suplementada com blends de ácidos orgânicos apresentaram aumento do consumo diário de água em comparação ao grupo que não recebeu suplementação, refletindo em menor perda de peso durante a lactação. Os resultados também indicam que os benefícios dos ácidos orgânicos se estendem aos leitões, que alcançaram pesos mais elevados no desmame” completa Giseli Heim, Gerente Global de Produtos para Saúde Intestinal, Selko.

Para a especialista, o efeito positivo dos blends não está apenas no aumento da ingestão de água, pois a suplementação também demonstrou agregar bem-estar aos animais. “Os benefícios são vários porque os ácidos orgânicos reduzem e estabilizam o pH da água, melhoram o consumo de ração, contribuem para a digestão de nutrientes reduzindo o pH do estômago, além de aumentar o desempenho da leitegada”, detalha Giseli.

O fornecimento de ácidos também pode ajudar no estabelecimento adequado da microbiota, já que as porcas e os leitões ficam em constante contato com as fezes. “Os aditivos à base de ácidos graxos têm papel importante na digestão e estabilização intestinal e auxiliam no controle de bactérias gram-positivas, como Clostridium e Streptococcus”, complementa Andrea.

“É imprescindível ter atenção durante os períodos mais quentes do ano, pois as porcas lactantes comem menos e a perda de peso corporal é, quase sempre, acompanhada pela redução na produção de leite. Uma dieta combinada de suplementação de ração e água potável para porcas com misturas cuidadosamente selecionadas de ácidos orgânicos livres e tamponados ajuda a potencializar o desempenho tanto da porca lactante quanto de seus leitões”, conclui Giseli.

(Com agências)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias