foto: uniguaçu

Acadêmicos da Faculdade UNIGUAÇU realizam visita técnica em Granja de Produção de Suínos

Emanuely
Emanuely
foto: uniguaçu

#sou agro| Os acadêmicos do 1° período de Engenharia Agronômica da Faculdade UNIGUAÇU realizaram uma visita técnica em uma granja de produção de suínos, do acadêmico do 7° período Gustavo Martins Rui, no município de Itaipulândia no dia (18/03).

Além dos acadêmicos, estiveram presentes na visita técnica o professor Me. Leandro Friedrich e a coordenadora do curso, Dra. Graciela Maiara Dalastra. A coordenadora do curso, a professora Dra. Graciela Maiara Dalastra explicou qual foi o objetivo da visita. “Atualmente na propriedade são alojados 6800 suínos em fase de terminação, cujo objetivo da visita técnica foi mostrar como é possível aliar, tecnologia, eficiência produtiva, e ainda ser ambientalmente correto por meio do aproveitamento dos desejos dos suínos para a produção de energia.

A produção de biogás a partir dos resíduos de suínos pode ser uma forma eficaz de reduzir os impactos ambientais desses resíduos, bem como gerar energia renovável. Desta forma os acadêmicos puderam visualizar uma propriedade que é referência à produção sustentável”.

acadêmicos
foto: uniguaçu

O professor Me. Leandro Friedrich explicou que durante a visita os alunos colocaram em prática as duas disciplinas, com a finalidade de conhecer na prática a produção de Energia com Biogás – Gás resultante da Digestão anaeróbica dos dejetos suínos da propriedade. “Os alunos puderam conhecer um pouco do manejo da produção dos animais, assim como o local de destinação dos resíduos (dejetos) da propriedade.

Na propriedade tem um biodigestor que é local onde os os dejetos são acondicionados, transformando os dejetos pela decomposição das bactérias em Biogás que posteriormente após filtragem vai para um gerador que transforma o gás em energia elétrica e os dejetos tratados após a digestão vão para outra lagoa em forma de biofertilizante sendo que o produtor usa em forma de fertirrigação no solo”.

acadêmicos
foto: uniguaçu

A Faculdade UNIGUAÇU sabe o quanto a aula prática no campo é de fundamental importância em qualquer área do conhecimento, pois a mesma proporciona aos estudantes a técnica da observação, coleta de informações e ao mesmo tempo correlacionar o que foi visto em sala de aula.

Para o acadêmico do 1° período do curso, Adriano Alberton a visita técnica foi muito importante para o seu aprendizado, pois como é filho de agricultores sempre teve interesse de aprender melhor as técnicas de cultivo e poder utilizar na propriedade da família.“Achei muito interessante, a visita proporcionou conhecer e entender um pouco como funciona um biodigestor todos os processos que antecedem para que possa ser gerado eletricidade por meio do gás metano, visitamos as granjas e foi muito bom ver e aprender sobre a suinocultura”.

A Faculdade UNIGUAÇU tem muito orgulho de poder receber alunos que estão ligados diretamente ao agronegócio e à pecuária. “As visitas técnicas são sempre muito importantes, pois pode-se observar in loco, como a produção, a tecnologia, o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental, podem estar alinhados, pois a propriedade é modelo nesses quesitos.

Nessa propriedade em específico foi possível observar as práticas adotadas que buscam gerar máxima renda com mínimo impacto ambiental, pois a mesma reaproveita resíduos dos animais para a produção de energia, e também utilizam os dejetos para a adubação de 2,5 alqueires de grama que posteriormente é realizado o feno, sendo mais uma fonte de renda”, finalizou a coordenadora do curso, Dra. Graciela Maiara Dalastra.

Engenharia Agronômica é na Faculdade UNIGUAÇU

Além das visitas técnicas que são realizadas durante o curso, os acadêmicos possuem uma área experimental de 47000 m² ao lado da sala de aula para colocarem todo o conhecimento em prática.

(Com UNIGUAÇU)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas