Foto: Gilson Abreu/AEN

Produtividade de trigo tem alta de 16% no RS

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Gilson Abreu/AEN

#souagro| A produtividade média das lavouras de trigo no Rio Grande do Sul está estimada em 3.941 kg/ha. O desempenho divulgado neste mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) representa uma alta de 16% quando comparado com a projeção informada no boletim da estatal de janeiro.  A elevação é resultado do Levantamento Objetivo da Produtividade (LOP) da cultura realizado no estado e divulgado nesta semana. Com isso, a produção gaúcha de trigo em 2022 ultrapassou as 5,7 milhões de toneladas.

“O trabalho reflete a mensuração dos componentes do rendimento de lavouras distribuídas em todo o estado. As lavouras foram avaliadas, preferencialmente, no estágio de maturidade fisiológica, o que permitiu a estimativa direta da produtividade mediante a extrapolação do peso das amostras, corrigidos pela umidade e adicionadas as perdas por amassamento, colheita, etc”, pondera o superintendente da Companhia no Rio Grande do Sul, Carlos Bestétti.

 

Com o ajuste realizado, o aumento na colheita de trigo em 2022 chegou a 64% quando comparado com o resultado estimado em 2021, saindo de aproximadamente 3,49 milhões de toneladas para 5,73 milhões de toneladas. O aumento expressivo conjuga uma maior área plantada (em torno de 24,9%) e a melhora no rendimento médio dos grãos, uma vez que em 2021 os produtores gaúchos obtiveram produtividade média de 2.998 kg/ha.

O trabalho relacionado à produtividade do trigo gaúcho foi iniciado em julho do ano passado, com as etapas de planejamento operacional, identificação das áreas a partir de sensoriamento remoto, definição de clusters e número de amostras, identificação de lavouras e produtores. Entre os dias 10 de outubro a 2 de dezembro, foram realizados os roteiros em campo. Já nos meses de dezembro e janeiro, foram feitas as análises de laboratório, debulha, pesagem e análise de dados e, por fim, a estimativa final por meio de tratamento estatístico dos dados.

 

Ao todo, foram realizados dez roteiros, que percorreram todas as regiões produtoras do estado: Alto Uruguai, Planalto Superior, Missões, Planalto Médio, Centro e Sul. Dentre as principais cidades visitadas, destacam-se: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Panambi, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Ijuí, São Luiz Gonzaga, São Borja, Santiago, Carazinho, Passo Fundo, Erechim, Lagoa Vermelha, Espumoso, Vacaria e Sarandi.

De acordo com os técnicos envolvidos no projeto de campo, o Levantamento Objetivo, por si só, já capta o efeito de todos os eventos, tanto climáticos quanto de manejo, ocorridos durante as fases de crescimento e desenvolvimento da cultura, refletindo na produtividade final. Esta análise torna-se especialmente relevante em relação ao trigo, uma vez que esta cultura, no Sul do Brasil, está muito sujeita a perdas decorrentes de geadas nas fases de floração e enchimento de grãos, bem como, ao excesso de chuvas no período pré-colheita.

(Com Conab)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas