Foto: Divulgação / Agência Catarinense de Notícias)

Rede de gás natural chega a 1500 km em SC

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Divulgação / Agência Catarinense de Notícias)

Em apenas um ano, a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) registrou um crescimento de cerca de 7% de toda a extensão de rede de distribuição de gás natural. Entre janeiro e setembro, a Companhia construiu 68,2 km de rede, com investimentos de cerca de R$ 71,4 milhões. Até dezembro deste ano, serão 95 km de rede de distribuição implantada, colocando o estado como o segundo do país em número de municípios atendidos pelo gás. 

Em setembro, o estado chegou ao marco de mais de 1500 km de rede de gás natural, construídos ao longo dos 23 anos de operação da distribuidora estadual. O número reflete o compromisso da SCGÁS em atender o estado, impulsionando o desenvolvimento catarinense e expandindo os benefícios desta opção energética para o setor industrial, comercial, residencial e veicular.

Para  o Diretor Técnico Comercial da concessionária, Tiago Cabral, o alcance de 1500 km de rede implantada é um marco muito importante, pois mostra o comprometimento da SCGÁS e parceiros na construção de um futuro prático e moderno. “Essa infraestrutura é construída para proporcionar desenvolvimento nas regiões onde chegamos, a energia do Gás Natural é fundamental nos países de primeiro mundo e aqui no nosso estado não será diferente”, destaca.

Com 70 cidades abastecidas pelos mais de 1500 km de rede e via GNC (Gás Natural Comprimido), Santa Catarina é o segundo estado em número de municípios atendidos, conforme dados do Relatório da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) de dezembro de 2020.

Hoje, o gás natural chega a mais de 24,6 mil consumidores. Destaca-se a distribuição do insumo a 23 mil residências, 758 estabelecimentos comerciais, 141 postos de GNV (Gás Natural Veicular) e 354 indústrias. Os dados são do relatório interno de consumo da SCGÁS, referente ao mês de setembro deste ano. 

O crescimento da rede de distribuição de gás leva uma opção energética mais limpa e eficiente para a população. O Gás Natural é vetor de transição energética para fontes renováveis, garantindo segurança de abastecimento e menor índice de emissão de poluentes. Por ser distribuído via gasodutos subterrâneos, também contribui para a melhora da mobilidade urbana, sem a necessidade de transporte rodoviário.

(Por Agência Catarinense de Notícia)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas