Foto: Divulgação

Novos poços artesianos vão beneficiar 102 famílias rurais de Cascavel

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Divulgação

Novos poços artesianos vão beneficiar 102 famílias rurais de Cascavel. O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou novo investimento para Cascavel, na região Oeste. Foi durante o Show Rural Coopavel. O Instituto Água e Terra (IAT) formalizou ) convênio com a prefeitura do município para a perfuração de quatro novos poços artesianos na cidade.

Os sistemas vão levar água potável para três comunidades da zona rural da cidade. Duas delas, Valmir Mota e São Luiz, não contam com nenhum equipamento. Já no Rio D’Oeste o poço secou. O investimento é de R$ 208 mil, com contrapartida municipal. A ação vai beneficiar 102 famílias. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“É um grande projeto, que leva uma solução definitiva para essas pessoas. O Estado busca colaborar com o desenvolvimento, mas sem esquecer o cuidado com as pessoas, com quem produz no Paraná”, afirmou o governador.

A comunidade Valmir Mota, ressaltou ele, é um pequeno assentamento de agricultura familiar, que tem na água uma aliada para a subsistência. “É uma união de esforços para melhorar a vida das pessoas e aumentar a nossa capacidade de produzir”, disse Ratinho Junior.

Diretor-presidente do IAT, Everton Souza destacou que a medida busca ampliar a qualidade de vida dos paranaenses, especialmente daqueles que mais precisam da intervenção e apoio do Estado. “Essa água pode colaborar para uma pequena irrigação ou para ser dada para as criações, gado, suíno ou frango. Tudo isso tem impacto no fim do mês”.

De acordo com o IAT, 600 poços artesianos foram perfurados em todo o Paraná desde 2019, início da gestão Ratinho Junior. O investimento global no período foi de R$ 20 milhões.

“Nós queremos fazer do Paraná o melhor lugar do País para se viver. E isso só será possível por meio do desenvolvimento sustentável, aquele que une a qualidade da produção do campo com os cuidados com o meio ambiente”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas