Volta da chuva animou produtores do Oeste, mas safra ainda deve ter perdas, estima Deral

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A volta da chuva que aliviou o produtor rural nos primeiros dias do ano não deve ser suficiente para evitar perdas nas lavouras. De acordo com boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado nesta terça-feira (10), mesmo com a chuva, estima-se perda de produção para as culturas de soja e de milho na região Oeste do Paraná.

É que as áreas semeadas mais cedo passaram por escassez hídrica na fase mais crítica, durante boa parte do período reprodutivo, no qual se encontra a maioria das lavouras atualmente. E por isso há previsão de perdas.

Na região Sudoeste, a colheita do feijão 1ª safra iniciou com produtividade abaixo do esperado, e boa parcela da produção deve ser destinada a semente para o plantio da 2ª safra.

Foram intensificadas as atividades de colheita da 1ª safra de batata, bem como do plantio da 2ª safra.

Culturas

No Paraná, a colheita de feijão chegou a 25%. A da batata primeira safra em 69%. Da área prevista de batata 2ª safra, 27% estão plantados.

Também teve plantio do milho 2ª safra de forma tímida, em 1% das áreas previstas no Paraná e em breve deve começar a colheita do milho primeira safra.

Confira o andamento das safras no estado:

Acesse o boletim completo AQUI.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas