Foto ilustrativa: PM/PR

Roubo de gado está na mira da Patrulha Rural no Paraná

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A Polícia Militar do Paraná, por meio da Patrulha Rural está fechando o cerco contra o roubo de gado no estado. Nos últimos meses, muitos crimes assim foram registrados e às equipes trabalham para diminuir esses índices.

Até uma cartilha com campanha de prevenção foi criada pela corporação para ajudar os produtores a evitar prejuízos com o gado. Com pedido de cautela já que geralmente esse tipo de crime é feito durante a noite.

 

A orientação é que os produtores recolham os animais para pastos próximos da sede da propriedade, o que vai ajudar a ouvir barulhos e também identificar possíveis ações dos criminosos. Também é importante redobrar atenção em noites de lua cheia e céu limpo, pois nestas oportunidades a visibilidade é maior mesmo sem o uso de lanternas, o que pode facilitar ainda mais a ação dos criminosos.

“Esses furtos de animais é conhecido como abigeato, esse folder vamos estar entregando aos produtores que tem algumas medidas que os produtores podem tomar para evitar esse tipo de crime e acionar a polícia. Qualquer tipo de ocorrência para a gente mapear onde está ocorrendo os fatos”, explica o sargento Ernesto da Patrulha Rural.

A cartilha também oriente que o produtor evite deixar veículos que possam ser usados para o embarque dos animais, isso facilita a ação dos ladrões. Além disso, é importante criar uma rotina de vistoria para manutenção e reforço das cercas e também se atentar a procedência da compra de gado para evitar golpes e comprar animais roubados ou furtados.

“A preocupação do comando foi realmente com as ocorrências que vêm acontecendo em área rural, através do mapeamento das ocorrências, que teve um aumento e nas propriedades tem muitos bens valorosos. Então esse nicho atrai os marginais também. Por isso, a Polícia Militar desenvolveu e evoluiu. A Patrulha Rural, hoje é conhecida como 4,0, porque utiliza uma tecnologia. Você faz o mapeamento da propriedade através de aplicativos e depois isso vai ser passado através da central às ocorrências e isso agiliza o atendimento”, explica o sargento.

gado

O produtor rural é orientado a marcar os animais da propriedade, o que facilita encontrar o gado em caso de roubo. No transporte do rebanho também é importante estar com a Guia de Transporte de Animais (GTA) para evitar problemas com a fiscalização.

Em caso de visualizar alguma atitude suspeita a orientação da Polícia Militar é que o produtor repasse imediatamente informações pelo 190, aplicativo 190 ou 180. É importante observar o máximo de características dos suspeitos para que o trabalho de busca seja ainda mais eficaz.

A Patrulha Rural quer estar cada vez mais perto do produtor para garantir mais segurança no campo.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas