Foto: Agência Brasil

Gripe aviária atinge outros animais em país com registro da doença; Brasil continua em alerta

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Agência Brasil

Depois de um ano do início do pior surto de gripe aviária, a doença continua preocupando nos Estados Unidoes e também atinge, agora, outros animais. Em Montana, por exemplo, três jovens ursos pardos contraíram gripe aviária durante o outono e foram sacrificados, os primeiros casos conhecidos na espécie. Os ursos provavelmente contraíram o vírus comendo pássaros infectados, de acordo com informações de agências de notícias.

Para evitar que a gripe aviária se espalhe, bandos inteiros de aves precisam ser eliminados após a confirmação da infecção. O surto causou, até o momento, a morte de quase 58 milhões de aves em 47 estados norte-americanos, conforme relatórios USDA.

 

 

A gripe tem sido destrutiva para a indústria de ovos do Colorado, com os agricultores tendo que comprar ovos de fora do estado para atender à demanda dos clientes. Os produtores não têm seguro contra o vírus, disse Scebbi, e, dessa forma, as perdas estimadas estão na casa dos milhões de dólares.

Os preços no atacado dos ovos grandes do Centro-Oeste atingiram um recorde de US$ 5,46 a dúzia em dezembro, de acordo com a empresa de pesquisa Urner Barry. No entanto, os preços já caíram para US$ 3,77 a dúzia este mês, após a demanda sazonal da temporada de confeitaria.

Além dos Estados Unidos, já trouxemos aqui que o Japão enfrenta o problema e 10 milhões de aves foram abatidas.

Na América do Sul, bem perto da gente, a gripe aviária também chegou. E nós já trouxemos aqui no Portal Sou Agro que a preocupação nos países vizinhos mantém o Brasil em alerta.

Para se ter uma ideia, o Chile encerrou 2022 registrando seis casos de Gripe Aviária no país. Isto, em pouco mais de duas semanas. O primeiro caso no país, foi detectado na região de Arica, fronteira com o Peru e a Bolívia e foi confirmado pelo Ministro da Agricultura chileno, no dia 7 de dezembro de 2022. Exatamente uma semana depois, em 14 de dezembro foram duas novas detecções, em Iquique e Antofagasta.

Apesar do alerta no Brasil, o controle de qualidade que temos no país é inegável. E é por isso que com tantos casos espalhados pelo mundo, o mercado da carne brasileira foi expandido.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas