Foto: Envato

Exportação de carne de frango brasileira bate novo recorde em 2022

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Envato

A exportação de carne de frango brasileira bateu novo recorde em 2022. Os dados são do Cepea (Centro de Estudo Avançado em Economia Aplicada).

Por conta da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, o mercado brasileiro ganhou mais espaço. E não foi só isso: teve também o aumento substancial de casos de gripe aviária na América do Sul também fez com que o Brasil ganhasse ainda mais no segmento.

É por que o controle de qualidade da carne brasileira é exemplo, e com isso o nosso produto foi mais visado e consequentemente a demanda externa pela proteína brasileira cresceu.

 

De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de frango na Ucrânia, um dos maiores fornecedores mundiais da proteína, deve diminuir 8,4% em 2022 frente à de 2021. O contexto econômico global também favoreceu as exportações brasileiras de carne de frango em 2022 – com a inflação elevada em diversos países, muitos acabaram suspendendo as tarifas sobre as importações da proteína, na tentativa de reduzir os impactos na economia local.

As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 375,6 mil toneladas em novembro, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número supera em 12,2% o total embarcado no décimo primeiro mês de 2021, com 334,7 mil toneladas.  Em receita, as vendas de carne de frango de novembro totalizaram US$ 781,3 milhões, número 29,1% maior que o realizado no mesmo período de 2021, com US$ 605,3 milhões.

Com Cepea e agências

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas