Foto: Secom/RS

Brasil contra gripe aviária: fiscais recebem capacitação sobre o vírus

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Secom/RS

#souagro| Fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul participaram  de treinamento de atualização sobre atendimento de casos suspeitos de síndrome respiratória e nervosa em aves, com foco na gripe aviária.

A capacitação ocorreu no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul, com médicos veterinários da regional de Porto Alegre e dos municípios de Mostardas, Pelotas, Jaguarão e Tramandaí.

“Esses municípios contam com sítios de aves migratórias, como a Lagoa do Peixe e a Estação Ecológica do Taim. O maior risco de introdução da influenza aviária, por exemplo, é pelo ingresso de aves migratórias possivelmente infectadas. São pontos que exigem atenção especial, por isso estamos priorizando esses locais num primeiro momento da capacitação”, explica a fiscal e médica veterinária Ananda Paula Kowalski.

O treinamento contou com uma parte teórica, pela manhã, e atividades práticas à tarde, com necropsia de aves e colheita de materiais para diagnóstico laboratorial. A capacitação será oferecida em todas as 15 regionais da Secretaria até o final do ano.

As atividades fazem parte de um plano de intensificação da vigilância para gripe aviária, após casos confirmados em aves não comerciais na América do Sul. A doença nunca foi detectada no Brasil, condição que mantém o país como o maior exportador mundial de carne de frango.

Mais informações sobre os principais sintomas, canais de notificação ao Serviço Veterinário Oficial e recomendações aos produtores podem ser consultadas AQUI.

(Com Governo do RS)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas