Foto: Embrapa
ESPECIAIS

Laboratório brasileiro de análise de água e solo é aprovado em teste de alcance mundial

Foto: Embrapa
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O laboratório de análise de água, solo e planta da Embrapa Solos participou, em 2022, do teste de proficiência da Glosolan (Rede Global de Laboratórios de Solo). O laboratório é do Rio de Janeiro.

No teste são analisados alguns atributos do solo, tais como, carbono, nitrogênio e fósforo, seguindo algumas metodologias. “O carbono foi via seca e via úmida, assim como o nitrogênio, enquanto o fósforo seguiu uma outra metodologia,” conta o pesquisador Daniel Vidal Pérez, da Embrapa Solos.

A aprovação é para cada um dos atributos analisados. “Nos saímos muito bem, em comparação com outros laboratórios do mundo,“ afirma Daniel. “Só não fizemos o fósforo no qual é utilizada uma matriz baseada em solos calcários, que não são muito comuns no Brasil.”

A Glosola envia as amostras e o laboratório que as recebe tem que seguir o protocolo harmonizado, que foi criado para tentar harmonizar a análise de solo no mundo. Quando foi feito o mapa global de carbono no solo, por exemplo o grande problema eram as metodologias diferentes.

“Futuramente, a empresa pretende que façamos equações de pedotransferência, correlacionando nossos teores de carbono com os métodos harmonizados deles, porque aí sim é possível fazer um mapa com menos incertezas” pontua o pesquisador.

O laboratório da Embrapa Solos foi aprovado para os atributos analisados: carbono via seca e via úmida e nitrogênio via úmida.

A Rede Glosolan

A Rede Global de Laboratórios de Solos (Glosolan) foi criada em 2017 para construir e fortalecer a capacidade dos laboratórios em análise de solo e responder à necessidade de harmonização de dados analíticos de solo. A harmonização de métodos, unidades, dados e informações é fundamental para fornecer informações confiáveis e comparáveis entre países e projetos; permitir a geração de novos conjuntos harmonizados de dados sobre o solo; e apoiar a tomada de decisões baseadas em evidências para o manejo sustentável do
solo.

O trabalho da Glosolan apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do mandato da FAO sobre segurança alimentar e nutricional.

Com Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)