Fórmula mágica: conheça a mistura caseira que pode salvar produções de tomate
#souagro| As pesquisas são sempre importantes e trazem resultados incríveis para lavouras de todas às culturas. Prova disso, está em um projeto desenvolvido por estudantes de agronomia da Faculdade UNIGUAÇU, no Oeste do Paraná que pode salvar lavouras de tomate.
Uma espécie de fórmula mágica que pode ser feita em casa com muita facilidade. A mistura é inusitada e surgiu depois de muitos testes: “A gente teve a ideia, pesquisou muito porque a cultura do tomate, ela é muito suscetível a pragas. Aí a gente pensou Meu Deus, mas como não usar agrotóxico vai dar certo?. Aí a gente pesquisou alguns inseticidas caseiros e achamos a receita de uma receita que vai apenas alho, álcool e pimenta. A gente misturou tudo no liquidificador, deixamos descansando e viemos aplicar. A princípio, a gente ficou meio que não vai dar certo. Fizemos alguns testes em laboratório e, graças a Deus a gente conseguiu um resultado muito satisfatório. Conseguimos controlar muito bem às doenças, tivemos uma produção boa, alguns percalços no caminho, muita chuva. Ficamos sem a estrutura da estufa, muito sol judiou bastante. Mas hoje a gente tem uma produção ótima e as pragas controladas”, explica Aline Santana Porfirio, estudante de agronomia da UNIGUAÇU.
- Maior Dia de Campo universitário do Brasil é uma integração entre estudantes e o mundo do agronegócio
- Oeste do PR é destaque nacional com maior Dia de Campo realizado por uma faculdade
Todo o uso dessa mistura caseira que sim, só usa alho, álcool e pimenta é aplicado desde o comecinho da lavoura para evitar a chegada de pragas.
“Desde o começo da mudinha, a gente já começou a aplicação para conseguir ter um bom controle. Pesquisamos muito, muitos artigos na internet e fizemos testes. O primeiro teste que a gente fez não deu certo. Daí aí a gente foi testando, testando, até que conseguimos um resultado muito bom e deu certo e tivemos essa produção linda”, enfatiza Aline.
- Preso homem acusado de furtar gado dos vizinhos; animais foram recuperados
- Trabalhadoras rurais de Toledo participam de encontro de integração
É claro que para quem está no meio acadêmico, poder contar com um espaço de testes ao lado da sala de aula faz toda diferença. Afinal, assim que os resultados se demonstraram bons, os alunos já foram a campo colocar em prática direto na estufa de tomates.
“É muito bom, porque a gente aprende, depende o que você aprende. Eles falam, mas vai dar certo? Vamos testar. E às vezes você ter que se deslocar para outro lugar para testar isso e acaba ficando complicado. A gente testou aqui do lado, no laboratório, e viemos aqui na mesma noite e aplicamos quando vimos o resultado, aplicamos e deu certo. Então é muito bom ter isso do lado da sala de aula pra gente conseguir fazer isso”, finaliza Aline.
- Agronegócio e indústria impulsionam geração de empregos no Paraná
- Polícia apreende mais de 200 quilos de pescados em peixaria clandestina
RECEITA DA FÓRMULA
- Receita: De 4 a 6 cabeças de alho, 1 litro de álcool, 100g de pimenta do reino moída.
- Como fazer: Bater tudo no liquidificador e deixar descansar por 3 dias em temperatura ambiente.
- Como aplicar: Para aplicação, usar 10% da mistura para 1 litro de água e umas 3 gotinhas de detergente neutro.
DIA DE CAMPO
Todo estudo dos acadêmicos sobre a fórmula contra pragas do tomate, foi apresentado durante o Dia de Campo da Faculdade UNIGUAÇU que é o maior realizado no Brasil por uma instituição de ensino e foi um verdadeiro sucesso em dois dias de evento. Foram mais de 180 empresas parceiras mostrando tecnologias e novidades para produtores rurais e estudantes.
A universidade tem mais de 20 anos de história no Oeste do Paraná, a instituição que já virou referência de ensino com alunos de todos Brasil, é exemplo em vários segmentos, inclusive quando se fala em agronegócio. O Dia de Campo começou como um campo experimental dos próprios alunos, mas se tornou um evento gigantesco.