Foto: Sou Agro

Maior Dia de Campo universitário do Brasil é uma integração entre estudantes e o mundo do agronegócio

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| O Dia de Campo da Faculdade UNIGUAÇU é o maior realizado no Brasil por uma instituição de ensino e foi um verdadeiro sucesso em dois dias de evento. Foram mais de 180 empresas parceiras mostrando tecnologias e novidades para produtores rurais e estudantes.

A universidade tem mais de 20 anos de história no Oeste do Paraná, a instituição que já virou referência de ensino com alunos de todos Brasil, é exemplo em vários segmentos, inclusive quando se fala em agronegócio. O Dia de Campo começou como um campo experimental dos próprios alunos, mas se tornou um evento gigantesco.

 

“2018 foi o primeiro evento que a gente fez aqui na instituição. Realmente foi o primeiro pelo curso de agronomia, que era o curso que nós tínhamos na época que representava o agronegócio. Hoje nós temos agronomia e medicina veterinária e com certeza, na quarta edição a gente está aprendendo cada vez mais. E essa integração das empresas com a instituição é importante porque muitas vezes um ambiente acadêmico ele fica muito distante da área prática e a UNIGUAÇU preza por isso, para que a gente sempre mantenha os nossos alunos atrelados com essa prática do comércio, até para os agricultores também virem para dentro na nossa faculdade. E esse trabalho, esse intercâmbio, com certeza também acaba promovendo ainda mais o agro na nossa região”, disse Daniel Rodrigues, diretor geral da UNIGUAÇU.

dia

 

O maior dia de campo já organizado por uma instituição de ensino superior no Brasil. Foram dois dias de muito aprendizado, tecnologia, tudo apresentado para produtores rurais e acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da UNIGUAÇU.

 

 

Para quem está na sala de aula todos os dias para se tornar um profissional que atua no meio do agronegócio, eventos assim fazem toda diferença na formação acadêmica.
“O Dia de Campo ele é muito importante pra gente estar fazendo essa integração, poder estar falando com as pessoas de fora e também expondo os projetos que desenvolveu durante o ano. São muitos como silagem e o dos peixes. Então a gente consegue expor um pouco do que a gente estuda e trabalha e tem essa integração com as pessoas”, Bruno Trevisol – acadêmico de Medicina Veterinária.

dia

 

Tudo que é apresentado no Dia de Campo é exemplo para o que será estudado ao longo de todo ano nos cursos ligados ao agro.

“O legal aqui é que, além das culturas de verão, a gente consegue também as culturas de inverno, que, como é nossa, a gente pode utilizar o ano inteiro para as práticas experimentais e para às aulas”, Rodrigo Tinini, Coordenador do Núcleo de Ciências Agrárias.

O evento proporciona que os alunos consigam mostrar aos visitantes tudo que eles desenvolveram dentro da sala de aula.

“No dia de campo, têm algumas amostras na parte de forragicultura e também tem a exposição da parte prática deles, como anatomia, como biologia celular que ele possa demonstrar à população esse desenvolvimento e também mostrar a prática de tudo que eles realizaram durante o ano nesse desenvolvimento acadêmico”, Johany Diego Vicente- coordenador medicina Veterinária.

 

dia

Além de tudo isso, o Dia de Campo é uma vitrine para os futuros trabalhadores do agronegócio, com a participação de grandes empresas, quem está como aluno hoje pode ser um futuro colaborador de alguma empresa participante.

“São dezenas de alunos que saíram da instituição como egressos dos cursos do curso de Agronomia, Medicina Veterinária ainda está em andamento e hoje estão nas empresas. Passei por aqui e encontrei vários desses alunos e muitos desses contatos que eles tiveram com as empresas foram realizados em dias e campos anteriores. Então, o Dia de Campo é inclusive, um momento muito importante para esses alunos fazerem network, conhecerem as pessoas, mostrarem o seu trabalho e muitas empresas que estão aqui estão de olho nesses futuros profissionais para contratar a pessoa certa, pessoa proativa, com as características, com as habilidades necessárias, para o mercado de trabalho”, Daniele Cadorin – diretora pedagógica e administrativa da UNIGUAÇU.

 

Apresentar o que é elaborado em sala de aula é uma grande oportunidade aos acadêmicos, ainda mais em um evento, considerado o maior do Brasil, quando se fala em Dia de Campo feito por uma universidade.

“Eles têm a liberdade de fazer o que eles querem. Se eles querem plantar abobrinhas, pode apontar que plantar milho pode plantar tomate. Enfim, o que eles têm curiosidade de testar, conhecer mais eles podem fazer na área experimental aqui do lado dos blocos onde eles têm implantando, conduzindo seus experimentos, apresentando num evento dessa grandiosidade de que é muito legal, muito importante para a profissão deles e para a formação deles”, Graciela Dalastra – coordenadora do curso de Agronomia.

 

Para 2023 já anota aí na agenda, o Dia de Campo da UNIGUAÇU, será nos dias 8 e 9 de dezembro.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias