AGRICULTURA
Como combater pragas que atacam o tomate usando uma mistura caseira
#souagro| Publicamos nesta semana aqui no Sou Agro a fórmula mágica que é uma mistura caseira que pode salvar produções de tomate. Acontece que depois disso, choveu produtor rural querendo saber a quantidade de produtor e como fazer a aplicação dessa mistura de resultados tão positivos. E claro, um pedido do produtor rural, é uma ordem ao Sou Agro.
Por isso, fomos em busca dos criadores do projeto que são alunos de Engenharia Agronômica da UNIGUAÇU e tiveram ótimos resultados com a receita.
- Maior Dia de Campo universitário do Brasil é uma integração entre estudantes e o mundo do agronegócio
- Oeste do PR é destaque nacional com maior Dia de Campo realizado por uma faculdade
RECEITA DA FÓRMULA
- Receita: De 4 a 6 cabecas de alho, 1 litro de álcool, 100g de pimenta do reino moída.
- Como fazer: Bater tudo no liquidificador e deixar descansar por 3 dias em temperatura ambiente.
- Como aplicar: Para aplicação, usar 10% da mistura para 1 litro de água e umas 3 gotinhas de detergente neutro.
“Juntamente com as professoras Priscila e Juliana, nós desenvolvemos esse inseticida aqui nos laboratórios da faculdade para aplicar na nossa plantação de tomate e apresentar no Dia de Campo aqui da instituição. É um bem inseticida, muito fácil e simples de fazer. Nós usamos apenas 150 gramas de pimenta do reino moída, aproximadamente 500 gramas de alho e um litro de álcool. Nós misturamos tudo no liquidificador e, depois nós deixamos em um recipiente fechado por três dias, em uma temperatura ambiente, pra ele descansar posteriormente. E para fazer a aplicação nas suas hortaliças e no seu tomate A gente utiliza de 150 ml de inseticida para um litro de água. A aplicação pode ser feita com o borrifador ou com a costal, que algumas pessoas têm. O que ficar melhor pra vocês”, explica Aline Porfirio, estudante de engenharia agronômica da UNIGUAÇU.
PODE SER USADO EM OUTRAS CULTURAS?
Os estudantes utilizaram a fórmula apenas em plantações de tomate, mas segundo os resultados, a mistura caseira pode sim, ser usada em outras culturas. “Os testes feitos em laboratório foi com folhas de hortaliças e a aplicação foi na cultura do tomate mas acreditamos que o seu uso possa ser em hortaliças e verduras em geral”, diz Aline.
- Agronegócio e indústria impulsionam geração de empregos no Paraná
- Polícia apreende mais de 200 quilos de pescados em peixaria clandestina
RELEMBRE A ENTREVISTA FEITA NA ESTUFA DE APLICAÇÃO DA FÓRMULA:
Todo o uso dessa mistura caseira que sim, só usa alho, álcool e pimenta é aplicado desde o comecinho da lavoura para evitar a chegada de pragas.
“Desde o começo da mudinha, a gente já começou a aplicação para conseguir ter um bom controle. Pesquisamos muito, muitos artigos na internet e fizemos testes. O primeiro teste que a gente fez não deu certo. Daí aí a gente foi testando, testando, até que conseguimos um resultado muito bom e deu certo e tivemos essa produção linda”, enfatiza Aline.
A mistura surgiu depois de muitos testes e os resultados foram os melhores possíveis.
“Fizemos alguns testes em laboratório e, graças a Deus a gente conseguiu um resultado muito satisfatório. Conseguimos controlar muito bem às doenças, tivemos uma produção boa, alguns percalços no caminho, muita chuva. Ficamos sem a estrutura da estufa, muito sol judiou bastante. Mas hoje a gente tem uma produção ótima e as pragas controladas”, finaliza a estudante.