AGRICULTURA

Como combater pragas que atacam o tomate usando uma mistura caseira

#souagro| Publicamos nesta semana aqui no Sou Agro a fórmula mágica que é uma mistura caseira que pode salvar produções de tomate. Acontece que depois disso, choveu produtor rural querendo saber a quantidade de produtor e como fazer a aplicação dessa mistura de resultados tão positivos. E claro, um pedido do produtor rural, é uma ordem ao Sou Agro.

Por isso, fomos em busca dos criadores do projeto que são alunos de Engenharia Agronômica da UNIGUAÇU e tiveram ótimos resultados com a receita.

 

RECEITA DA FÓRMULA

  • Receita: De 4 a 6 cabecas de alho, 1 litro de álcool, 100g de pimenta do reino moída.
Alho
Pimenta do reino moída
Álcool

 

  • Como fazer: Bater tudo no liquidificador e deixar descansar por 3 dias em temperatura ambiente.
Bater tudo no liquidificador
Deixar descansar por 3 dias em temperatura ambiente
  • Como aplicar: Para aplicação, usar 10% da mistura para 1 litro de água e umas 3 gotinhas de detergente neutro.

“Juntamente com as professoras Priscila e Juliana, nós desenvolvemos esse inseticida aqui nos laboratórios da faculdade para aplicar na nossa plantação de tomate e apresentar no Dia de Campo aqui da instituição. É um bem inseticida, muito fácil e simples de fazer. Nós usamos apenas 150 gramas de pimenta do reino moída, aproximadamente 500 gramas de alho e um litro de álcool. Nós misturamos tudo no liquidificador e, depois nós deixamos em um recipiente fechado por três dias, em uma temperatura ambiente, pra ele descansar posteriormente. E para fazer a aplicação nas suas hortaliças e no seu tomate A gente utiliza de 150 ml de inseticida para um litro de água. A aplicação pode ser feita com o borrifador ou com a costal, que algumas pessoas têm. O que ficar melhor pra vocês”, explica Aline Porfirio, estudante de engenharia agronômica da UNIGUAÇU.

PODE SER USADO EM OUTRAS CULTURAS?

Os estudantes utilizaram a fórmula apenas em plantações de tomate, mas segundo os resultados, a mistura caseira pode sim, ser usada em outras culturas. “Os testes feitos em laboratório foi com folhas de hortaliças e a aplicação foi na cultura do tomate mas acreditamos que o seu uso possa ser em hortaliças e verduras em geral”, diz Aline.

 

 

RELEMBRE A ENTREVISTA FEITA NA ESTUFA DE APLICAÇÃO DA FÓRMULA:

Todo o uso dessa mistura caseira que sim, só usa alho, álcool e pimenta é aplicado desde o comecinho da lavoura para evitar a chegada de pragas.

“Desde o começo da mudinha, a gente já começou a aplicação para conseguir ter um bom controle. Pesquisamos muito,  muitos artigos na internet e fizemos testes. O primeiro teste que a gente fez não deu certo.  Daí aí a gente foi testando, testando, até que conseguimos um resultado muito bom e deu certo e tivemos essa produção linda”, enfatiza Aline.

A mistura surgiu depois de muitos testes e os resultados foram os melhores possíveis.

“Fizemos alguns testes em laboratório e, graças a Deus a gente conseguiu um resultado muito satisfatório. Conseguimos controlar muito bem às doenças, tivemos uma produção boa, alguns percalços no caminho, muita chuva. Ficamos sem a estrutura da estufa, muito sol  judiou bastante. Mas hoje a gente tem uma produção ótima e as pragas controladas”, finaliza a estudante.

Débora Damasceno

Recent Posts

Mercado futuro do leite garante benefícios aos produtores

O uso da ferramenta e outros temas foram debatidos na reunião da CT de Bovinocultura…

julho 17, 2026

Café e suco de laranja fora do tarifaço: Preservação de R$ 18,3 bilhões em vendas

A exclusão do café e dos principais produtos da cadeia do suco de laranja da…

julho 17, 2026

Tendência para os próximos dez dias: Chuvas e Tempestades

A chuva no Brasil nos próximos dez dias terá como destaque a ocorrência de volumes…

julho 17, 2026

Cotações Agropecuárias: Menor demanda aproxima preços de ovos brancos e vermelhos

O enfraquecimento das vendas na primeira quinzena de julho reduziu a diferença entre os preços…

julho 17, 2026

FAEP: Projeto vai qualificar a produção hidropônica estadual

Projeto-piloto prevê monitoramento de defensivos agrícolas e a capacitação de agricultores da Região Metropolitana de…

julho 17, 2026

Piscicultura comemora filé de tilápia estar fora da lista de taxações

A Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR) comemora a decisão do governo dos Estados Unidos…

julho 17, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais