Preço do leite pago ao produtor segue em desvalorização

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Preço do leite pago ao produtor segue em desvalorização. O apontamento foi feito em pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

O preço do leite captado em setembro e pago aos produtores em outubro foi de R$ 2,8481/litro na “Média Brasil” líquida, recuo de 6,5% com relação ao mês anterior. Essa foi a segunda queda consecutiva no campo, mas o valor ainda ficou 15,5% superior ao registrado em outubro do ano passado, em termos reais (as médias mensais foram deflacionadas pelo IPCA de outubro/22).

E a expectativa de agentes consultados pelo Cepea é de que esse movimento de desvalorização persista até o fim do ano, ainda que em menor intensidade. A baixa nos preços ao produtor no quarto trimestre do ano é algo esperado pelo setor, uma vez que existe uma tendência de aumento da produção associada ao regime de chuvas. Dessa forma, um fator sazonal contribui para a queda do custo ligado à alimentação e ao aumento da produção no campo neste período, sobretudo no Sudeste e Centro-Oeste.

Além disso, neste ano, há uma retomada de investimentos na atividade proporcionada pelas margens mais atrativas  entre o segundo e o terceiro trimestres. Pesquisas do Cepea mostram que os custos da atividade vêm registrando reduções há quatro meses – e, ainda que no acumulado do ano se verifique alta, a variação é menor do que a observada em 2021.

A pesquisa do Cepea mostra que, desde agosto, os laticínios vêm enfrentando dificuldades nas negociações dos lácteos com os canais de distribuição – e esse cenário se manteve em outubro, devido ao consumo desaquecido.

Ainda assim, a desvalorização dos derivados em outubro foi menos intensa que em meses anteriores.

Com CEPEA

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias