Polícia Civil do Mato Grosso intensifica combate ao desmatamento ilegal nas áreas rurais
A Polícia Civil do Mato Grosso, por meio da Delegacia de Terra Nova do Norte (675 km ao norte de Cuiabá), e a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), intensificam a fiscalização e o combate ao desmatamento e extração ilegal de madeira no extremo norte do estado de Mato Grosso.
Em operação realizada nos últimos dias, as equipes percorreram aproximadamente dois mil quilômetros em estradas rurais de difícil acesso, usadas pelos suspeitos para retirada e transporte de madeira. As ações tiveram como foco áreas degradadas, identificadas via satélite pela equipe da Sema na zona rural do município de Novo Mundo.
- Conab vai comprar toneladas de milho de várias cidades do país
- Manifestação reúne milhares de pessoas em Cascavel; muitos são representantes do agro
No local, as autoridades ambientais fizeram o levantamento dos danos da extensão territorial da degradação, para, posteriormente, identificar e responsabilizar os autores.
Segundo o delegado de Terra Nova do Norte, José Getúlio Daniel, o trabalho tem o objetivo de resguardar a integridade física dos servidores da Sema. “A ação teve como foco garantir a realização dos laudos técnicos das áreas degradadas, para que os responsáveis possam responder civil, administrativa e criminalmente”, disse.
- Bloqueios nas rodovias: já faltam insumos nas indústrias de proteína animal do MT
- Rússia anuncia retomada de acordo para exportação de grãos da Ucrânia
Ainda durante os trabalhos, também foi feito o registro do período defeso à pesca, buscando proteger a reprodução das espécies, assim como o estoque pesqueiro futuro.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Polícia Civil do Mato Grosso)
Foto: PC/Mato Grosso