Lançada tecnologia que pode contribuir para o combate ao desperdício de alimentos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Foi lançado o modelo de plano de negócios para a instalação de um irradiador multipropósito no Brasil, tecnologia que pode contribuir para evitar o desperdício de alimentos, como frutas, e conter pragas nas lavouras.

O documento “Modelo de plano de negócios voltado à instalação e funcionamento sustentável de irradiador multipropósito para fomento do uso a alimentos e outros produtos do setor agropecuário”, publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), simula a instalação de um irradiador que utilizaria feixes de elétrons para o tratamento de frutas tropicais. Confira AQUI.

No lançamento, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou a importância de dar visibilidade ao documento. “É uma importante ferramenta para demonstrar ao mercado a viabilidade da tecnologia, que contribui para potencializar as exportações dos produtos agropecuários brasileiros, além de reduzir o desperdício”.

Alimentos tratados com a tecnologia de irradiação já são consumidos em mais de 60 países. De forma segura, a técnica permite reduzir perdas de produção, estender a vida útil e evitar intoxicações por alimentos contaminados. O irradiador multipropósito tem se mostrado eficiente no controle de insetos e micro-organismos patogênicos.

Com essa tecnologia, o Brasil poderia ampliar as exportações, já que a durabilidade das frutas seria estendida. O documento menciona também que o equipamento poderia ser usado no tratamento de carnes, hortaliças, condimentos, castanhas, opoterápicos, fitoterápicos, polpas de frutas, rações para animais, embalagens e outros produtos.

O modelo, construído ao longo de um ano por uma consultoria especializada, estima que a tecnologia poderia gerar um faturamento anual de R$ 261 milhões com retorno a partir de 3,9 anos. O volume mínimo de produtos irradiados em três turnos de operação seria da ordem de 270 mil toneladas.

O secretário de Coordenação de Sistemas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, contra-almirante Marcelo da Silva Gomes, ressaltou que o uso da tecnologia nuclear vai muito além do campo da energia, podendo ser utilizada no combate à insegurança alimentar. “O Brasil é um dos poucos países que domina todo o ciclo de combustível nuclear. Temos o minério, dominamos o ciclo e dispomos de tecnologia. Temos todas as condições de ser um importante player mundial”, afirmou.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas