Foto: Divulgação

Importações de leite caem em outubro depois de cinco meses de alta

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Divulgação

Depois de cinco meses registrando altas consecutivas nas importações de leite, em outubro o total adquirido pelo Brasil recuou 15,4% frente ao mês anterior, com volume somando 172,3 milhões de litros em equivalente leite, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Ainda assim, é importante destacar que a quantidade internalizada de lácteos em outubro permanece em patamar bastante elevado, 80,8% acima da quantidade importada no mesmo mês de 2021. A retração das importações está associada principalmente à diminuição das compras dos leites em pó e dos queijos – uma vez que o consumo doméstico tem se mantido enfraquecido e os preços internos, em baixa.

As aquisições dos leites em pó representaram 80,1% do total adquirido pelo Brasil em outubro, somando 138,1 milhões de litros em equivalente leite, queda de 13,7% em relação a setembro/22, mas ainda com forte alta de 118,9% em comparação com outubro/21. As compras externas de queijos totalizaram 32,5 milhões de litros em equivalente leite em outubro/21, recuo de 22,8% na comparação mensal, mas avanço de 5,9% na anual.

As exportações de derivados lácteos, por sua vez, também diminuíram em outubro. O Brasil embarcou 4,9 milhões de litros em equivalente leite, recuos 38,6% frente ao mês anterior e de 31,4% em relação a outubro/21. Inclusive, as vendas externas de outubro foram as menores deste ano, conforme indicam dados da Secex. As negociações externas de queijos foram as que mais caíram de setembro para outubro, passando de 3,5 milhões de litros em equivalente leite para 1,9 milhão de litros, queda de 44,4%. Em um ano, a diminuição nos embarques de queijos foi de 44,5%.

Com Cepea

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas