Custo de produção do leite diminuiu em outubro, mas ainda é maior que em 2021

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O custo de produção do leite caiu 0,08% em outubro na “Média Brasil” (que considera as variações nos estados da BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP.), sendo este o quarto mês consecutivo de baixa. Ainda assim, no acumulado de 2022, o COE apresenta aumento de 3,04% com relação a 2021.

A queda dos custos de produção ocorreu sobretudo por conta da redução de 1,25% nos desembolsos com operações mecanizadas – os quais, por sua vez, também caíram pelo quarto mês consecutivo, ainda que em menor intensidade do que em meses anteriores (quando as baixas estiveram acima de 3%).

A diminuição no custo com operações mecanizadas esteve atrelada às desvalorizações dos combustíveis. Além disso, os gastos com suplementação mineral também caíram em outubro nas principais regiões produtoras da “Média Brasil”, sendo as quedas mais intensas observadas em São Paulo e em Santa Catarina. Apesar das reduções observadas nos últimos meses, a suplementação mineral ainda apresenta alta de 13,47% no preço no acumulado de 2022.

Já os concentrados subiram 0,54% na “Média Brasil” em outubro, contexto que limitou a queda do COE no mês. A valorização desse item ocorreu devido à alta nas cotações dos grãos, principalmente do milho, em decorrência da demanda externa aquecida, que manteve as exportações brasileiras em forte ritmo em outubro.

As elevações mais intensas nos valores dos concentrados foram registradas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, de 1,49% e de 1,19% respectivamente.

Ainda que tenha havido redução nos custos de produção em outubro, as consecutivas valorizações dos grãos e as quedas no preço do leite ao produtor vêm estreitando as margens da atividade.

De acordo com dados do Cepea, em outubro, foram necessários 29,51 litros de leite para a aquisição de uma saca de milho de 60 kg. Desse modo, a relação de troca piorou ao produtor pelo segundo mês consecutivo, com perda 7% no poder de compra frente a setembro e de 27,8% em relação a agosto. Ainda assim, é importante notar que a relação de troca está inferior à média dos últimos 12 meses, que é 35,4 litros/saca.

Com Cepea

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias