Reestabelecido abastecimento de água e luz em regiões atingidas pelos temporais no PR
Reestabelecido abastecimento de água e luz em regiões atingidas pelos temporais no PR. Após dois dias de atendimentos intensos no Sudoeste e Oeste, regiões mais atingidas pelas chuvas, a Copel e a Sanepar conseguiram recompor as conexões de luz e água em praticamente todas as casas e áreas rurais atingidas pelos temporais e enxurradas. O novo boletim de ocorrências da Defesa Civil sobre as chuvas nas duas regiões, publicado às 6h45 desta quinta-feira (13), aponta que subiu para 4,5 mil o número de pessoas atingidas diretamente pelos alagamentos.
Na manhã desta quinta, apenas 409 unidades consumidoras permanecem sem energia no Oeste e Sudoeste do Estado – as regiões mais afetadas pelo temporal. A energia foi sendo recuperada com muita velocidade. Na manhã desta quarta-feira (12) eram 8 mil pontos sem luz, número que caiu para pouco mais de 6 mil à tarde e 2 mil à noite.
- Chuva perde força, mas alerta se mantém no PR; prejuízos nas lavouras ainda serão contabilizados
- Funcionários de multinacional são presos por fraudar classificação de grãos
No Sudoeste, a intensidade das chuvas provocou áreas de alagamento e deslizamento de terras que dificultaram o trabalho das equipes, especialmente na área rural. As equipes da Copel continuam a trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia de todos os consumidores que ficaram sem luz devido ao forte temporal. Ao todo mais de 650 eletricistas da companhia foram mobilizados.
Além do temporal, a companhia trabalha para restabelecer o fornecimento de energia de casas afetadas por chuvas localizadas em outras regiões do Estado. No momento, há 539 ocorrências em atendimento em todo o Paraná.
- Alagamentos e deslizamentos na área rural dificultam trabalhos da Copel no Sudoeste do PR
- Mapa começa vistoria de áreas beneficiadas pelo Proagro
As equipes da Sanepar também trabalharam muito em diversas cidades ao longo dos últimos dias. Nesta quinta-feira, com exceção de Marmeleiro, onde ainda há danos em equipamentos da captação de água do Rio Marmeleiro, que abastece os moradores da cidade, todas as outras cidades da região já contam com abastecimento normal de água.
Durante o período mais crítico, as interrupções no fornecimento atingiram Pato Branco, Vitorino, Planalto, Salgado Filho, Nova Prata do Iguaçu, Dois Vizinhos, Palmas, Itapejara d’Oeste, Braganey, Chopinzinho, Assis Chateaubriand e Umuarama. Todas essas situações foram normalizadas ao longo da madrugada.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com AEN)