Plantio de soja chega a 19% da área esperada no Brasil
O plantio da safra de soja do Brasil chegou a 19,1% do total da área esperada até o dia 14 de outubro. A estimativa é do levantamento de Safras e Mercado.
Na semana anterior o plantio estava em 9,7%. A semeadura está atrasada na comparação com igual período do ano passado (21%) e acima da média dos últimos cinco anos (15%).
- “Defendemos o setor produtivo e a liberdade sem corrupção”, diz Sindicato Rural de Cascavel
- Método barato analisa pesticidas na tilápia; Oeste do PR lidera produção nacional da espécie
No Paraná, o plantio chega a 29%, abaixo da média de 34,2%, por conta da chuva intensa dos últmos diass. No Rio Grande do Sul, os trabalhos iniciaram com 0,2% semeado, mas o estado também foi castigado com chuvas fortes. No Mato Grosso, a área já atinge 41%, superando a média de 26,6%.
No Mato Grosso do Sul, o total plantado ocupa 15%, contra 17,3% da média. Em Goiás, o plantio chega a 17%, acima da média de 8,8%. Em São Paulo, a semeadura é de 15% (7,6% na média) e em Minas Gerais atinge 8%, superando a média de 5,4%.
- Viveiros comunitários são criados para recuperar áreas de preservação no PR
- Estudo mostra como lidar com pragas em cultivo de acerola
Os produtores brasileiros de soja deverão cultivar 42,88 milhões de hectares em 2022/23, a maior área da história, crescendo 2,6% sobre o total semeado no ano passado, de 41,8 milhões.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com agências)