mandioca

Menor oferta faz preço da mandioca chegar nas alturas

Débora Damasceno
Débora Damasceno
mandioca

#souagro| Com a baixa disponibilidade de raiz de mandioca em todas as praças acompanhadas pelo Cepea, os preços se mantém nas alturas. O valor atingiu uma nova máxima nesta semana, chegando a operar acima dos R$ 1.000,00/t (R$ 1,7391 por grama de amido) na maioria das regiões.

Segundo pesquisadores do Cepea, a menor oferta está ligada à falta de lavouras de segundo ciclo e à poda das mais novas (cultivadas no ano passado), além das chuvas durante a semana, que dificultaram o avanço da colheita. Quanto à demanda, está ainda mais fortalecida, visto que os estoques estão limitados.

ALTERNATIVAS DE CULTIVO

A mandioca vem ganhando cada vez mais atenção dos produtores, e mesmo com a falta atual de produção, os pesquisadores não param de criar atrativos para que o produtor rural faça o plantio. Um dos exemplos é a BRS 429 Lançada pela Embrapa, a nova variedade de mandioca de mesa para os estados de São Paulo e Paraná faz parte da estratégia de diversificação de variedades para atender necessidades do setor produtivo do Centro-Sul do País.

A nova cultivar de mandioca se destaca pela boa qualidade culinária e sabor. A contribuição da novidade é de 49,76% de superioridade média de produtividade de raízes comerciais, quando comparada ao desempenho das variedades tradicionais das regiões, com potencial para superar 60 toneladas por hectare.

 

Esta é a primeira variedade de mesa da Empresa recomendada para o estado paulista. Já os mandiocultores paranaenses contam, desde 2015, com as variedades BRS 396 e BRS 399 oriundas, assim como a BRS 429, de cruzamentos realizados pela Embrapa Cerrados (DF) e validadas no Centro-Sul pela equipe da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) que atua em campo avançado na região.

mandioca

 

(Débora Damasceno/Sou Agro  com dados do Cepea)

(Fotos: Envato e Embrapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas