Foto: reprodução internet

Frango é destaque na exportação de proteína animal do PR

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: reprodução internet

O frango é destaque na exportação de proteína animal do Paraná e lidera a lista, com 85,97% das exportações do setor por aqui. As proteínas animais respondem por 22% do total do agronegócio que é mandado para fora do país, seguido de suíno, com 10,42%, carne bovina, com 2,73%, e outros produtos, com 0,88%.

A China também é o principal país comprador das proteínas, depois vem Emirados Árabes Unidos e Japão. Do que o Paraná exporta, 42% são do complexo soja, 22% são proteínas animas, 20,9% são do setor de madeiras, 6,1% são do complexo sucroalcooleiro e 9% de outros produtos.

 

Outros produtos também se destacam na nossa exportação. Os principais compradores dos produtos florestais paranaenses são, pela ordem, Estados Unidos, China e México. Nesse segmento, que representa 20,9% do total exportado em agronegócio, a madeira corresponde a 62,09%, celulose participa com 19,21% e o papel, com 18,69%.

A seguir vem o complexo sucroalcooleiro, com participação de 6,1% na grade exportadora do agronegócio paranaense. No complexo, o açúcar de cana lidera com 96,18%, seguido de álcool, com 3,07%, e demais açúcares, com 0,74%. Argélia, Iraque e Suíça são os principais mercados.

 

Entre os 9% de outros produtos que fazem parte da pauta de exportações do agronegócio do Estado, desponta o café, vendido principalmente para Estados Unidos, Rússia e Japão. O café solúvel ocupa 81,44% dentro desse ramo; outros 14,77% são de café verde; os extratos, essências e concentrados correspondem a 3,05%, enquanto o café torrado soma 0,73%.

Importação

O Paraná também importou produtos do agronegócio em 2021. Entre os US$ 2,18 bilhões gastos pelo Estado em importações de 89 países, o maior volume foi com adubos e fertilizantes. O Estado é o terceiro colocado em compras realizadas pelo Brasil no setor agro, com participação de 14,09%.

 

O Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio do Paraná é uma publicação de periodicidade anual, produzida pelos residentes técnicos do Deral, com o objetivo de explorar temas correlatos à exportação e importação das principais culturas e atividades agropecuárias paranaenses.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com AEN)

Foto: Ari Dias/AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas