Francisco Beltrão: parte da cidade está debaixo d’água e prejuízos são incontáveis
Francisco Beltrão foi a cidade do Sudoeste do Paraná mais afetada pela chuva desta terça-feira (11) e nesta quarta-feira (12), feriado, parte da cidade amanheceu debaixo d’agua. Casas imersas por uma enchente causada a partir da chuva intensa, que superou 119 milímetros na terça-feira. Com a força da água, uma casa foi levada pela correnteza.
O Rio Marrecas subiu seis metros nas últimas 24 horas. O cenário ainda é devastador na cidade e os prejuízos ainda são incontáveis tanto na área urbana quanto na área rural do município. Moradores mandaram fotos à nossa equipe de reportagem para mostrar a situação em que a cidade amanheceu.
Em Francisco Beltrão, choveu 287,6 milímetros do início de outubro até agora. A média para todo mês de outubro é de 229 milímetros, de acordo com o Simepar. Deste total de chuva de Beltrão, 119,6 milímetros foram só nesta terça-feira (11).
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil trabalham para tentar amenizar a situação. Até a noite de terça-feira (11), 70 pessoas estavam abrigadas no ginásio da cidade que foi disponibilizado para dar suporte às famílias.
- Pelo sexto mês seguido, índice mundial do preço de alimentos sofre queda
- Valor Bruto da Produção Agropecuária é estimado em R$ 1 trilhão
Houve prejuízo na cidade, no campo e também no setor de saúde. A 8.ª Regional de Saúde do Paraná, que tem sede no município também foi atingida pelas enchentes. Com isso, a regional pode perder até R$ 3 milhões em medicamentos e insumos.
Veja nossa cobertura completa das chuvas no Estado desde terça-feira:
- Será que a chuva vai parar neste feriado?
- Chuva intensa deixa rastro de destruição nas lavouras do Paraná
- Sem trégua da chuva, colheita do trigo é de 50% no Paraná
- Vídeos mostram ruas inundadas em cidade do Sudoeste do PR
- Em 12 dias, quantidade de chuva supera média histórica em algumas cidades do PR