jovem

Busca por capacitação coloca jovem agricultora no mercado de trabalho

Débora Damasceno
Débora Damasceno
jovem

#souagro| Aos 18 anos de idade, a jovem, Samira Juraszek de Paula decidiu o que queria para o futuro: trabalhar no campo. A vontade aumentou após se mudar de Rondônia para Mato Grosso onde conheceu uma maior diversidade de maquinários agrícolas. Após capacitações particulares e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), ela conseguiu emprego na área e já está há um ano e meio como operadora de máquinas agrícolas.

Samira, mesmo muito jovem, desempenha a função em uma propriedade no município de Sapezal (521 km de Cuiabá) e está feliz em realizar o seu sonho. “Eu sempre gostei do campo, é onde eu mais me identifico e ao procurar uma área para me engajar, fiz vários cursos e hoje estou empregada na área. Graças a essas capacitações, a cabine é meu escritório”.

 

0

Dentre os treinamentos pelo Senar estiveram classificação de grãos e manutenção de colheitadeira, que contribuem para o desempenho profissional hoje. “Procuro aprender com quem tem mais experiência na área e cuidar dos maquinários fazendo as manutenções necessárias”.

Em visita à propriedade em que Samira Juraszek trabalha, o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, elogiou a disposição dos jovens a procurarem se capacitar no campo. “É uma satisfação ver o resultado dos treinamentos: operadores capacitados para operar grandes máquinas e com as mais diversas tecnologias”.

 

O Senar oferece muitas capacitações. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua cidade e solicitar a demanda.

(Débora Damasceno/Sou Agro  com Senar)

(Fotos: Senar)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas