PECUÁRIA
Cascavel conquista liderança nacional na produção de frangos
Cascavel lidera o ranking de municípios na produção de frangos. São 5.486 municípios que registraram presença de galináceos – aves que incluem galos, galinhas, frangos, frangas, pintinhos e pintainhas. No Brasil, essa produção aumentou 3,5% (52,2 milhões de animais) entre 2020 e 2021, chegando a 1,5 bilhão de cabeças.
O município paranaense teve aumento de 17,8% em seu efetivo em 2021, enquanto o antigo líder da lista, Santa Maria de Jetibá (ES), caiu para a 2ª posição. Itaberaí (GO) e Cianorte (PR) ultrapassaram Bastos (SP), completando os cinco mais.
- Custo de produção da mandioca é atualizado no MS
- Conheça produto para setor pecuário que garante eficácia contra parasitas
Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram divulgados nesta quinta-feira (22).
No que diz respeito somente a galinhas, Santa Maria de Jetibá (ES) manteve a liderança, seguido por Bastos (SP), São Bento do Una (PE), Primavera do Leste (MT) e Itanhandu (MG).
- Congresso nacional será voltado às mulheres do agronegócio
- FAO emite alerta sobre aumento nos casos de gripe aviária; Brasil permanece livre da doença
Liderança em outros setores
Além da avicultura, o Sul do Brasil é destaque também em outros setores.
A criação de peixes em cativeiro (piscicultura) cresceu 0,9%, totalizando 559 mil toneladas em 2021, recorde da série. Esse aumento foi puxado pela Região Sul, maior produção nacional (35,4%) e com crescimento de 4,2% em relação à 2020, e pelo Centro-Oeste, que tem a menor participação (13,2%), mas apresentou o maior crescimento em 2021, de 7,5%.
- Conab começa o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23
- Oeste do Paraná é primeiro lugar nacional em rebanho de suínos e produção de tilápias
Entre os estados, destacam-se, mais uma vez, Paraná (25,9%), São Paulo (9,3%) e Rondônia (7,7%). Entre os municípios, Nova Aurora (PR), com 20,1 mil toneladas (3,6% da produção nacional) seguiu liderando. Logo atrás, Morada Nova de Minas (MG), com 2,3%, e Ariquemes (RO), com 2,2%.
Desde o início da série histórica, a tilápia segue liderando entre as espécies. Em 2021, foram 361,3 mil toneladas, ou 64,6% da produção total de peixes. A região Sul foi a principal produtora, com Paraná liderando o ranking estadual da espécie e, em nível municipal, Nova Aurora (PR).
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com IBGE)