ESPECIAIS

Vídeo: tem onça nova no Parque Nacional do Iguaçu

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Tem onça nova no Parque Nacional do Iguaçu. Uma nova onça-pintada foi registrada pelas armadilhas fotográficas do Parque Nacional do Iguaçu. E segundo o Projeto Onças do Iguaçu, ela não tem registro nem no Brasil e nem na Argentina.

É um macho e aparentemente saudável. O Parque Nacional do Iguaçu conta com armadilhas fotográficas que monitoram as onças que vivem no local, com objetivo de preservação das espécies.

 

Confira o vídeo:

Tem onça nova no Parque Nacional do Iguaçu

Sobre a onça-pintada

A onça-pintada é o maior felino das Américas e é importante para as ações de preservação. Por estar no topo da cadeia alimentar e precisar de grandes áreas preservadas para sobreviver, o animal é um indicador de qualidade ambiental.  A ocorrência desses felinos em uma região indica que ele ainda oferece boas condições que permitam a sua sobrevivência.

A onça-pintada pode chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo. Suas presas naturais são animais silvestres como catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus. Outra característica marcante dessa espécie é que ela não mia como a maioria dos felinos. Assim como o Leão, o Tigre e o Leopardo, ela emite uma série de roncos muito fortes que são chamados de esturro.

 

Possui pelagem amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Nos ombros, costas e flancos tem pintas formando rosetas que têm, no seu interior, um ou mais pontos.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com agências)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)