ESPECIAIS
Desvalorização de grãos leva à queda do índice de preços ao produtor agropecuário
#souagro| Um estudo do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP revela qeda no IPPA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários). O índice recuou 3,9% no segundo trimestre de 2022 frente ao trimestre anterior, em termos reais, segundo cálculos do Cepea .
Esse resultado esteve atrelado às quedas observadas para os índices formados por grãos, hortifrutis e cana e café. Os dados mostram que o IPPA recuou expressivos 6,4% entre o primeiro e segundo trimestres de 2022, influenciado sobretudo pelas desvalorizações do milho e da soja no País.
- Cultivares de alta perfomance estarão no Show Rural de Inverno
- Imagens impressionantes: Boi solto na pista causa acidente em Cascavel
No caso dos preços dos hortifrutis, a queda foi de 4,4%, com reduções sendo observadas para os preços do tomate, banana, laranja e uva.
Com relação ao preço da cana e do café, a diminuição foi de 5,6%, sendo relacionada à desvalorização do café, uma vez que o preço da cana ficou praticamente estável nesse período.
- Inverno pode ser o mais quente dos últimos 50 anos
- Empresas do agronegócio podem levar produtos brasileiros para feiras internacionais
Já no caso do índice de preços da pecuária foi observado avanço de 1,2% entre o primeiro e segundo trimestres de 2022, movimento que foi sustentado pelas valorizações do frango, do suíno, do leite e dos ovos.
Balanço primeiro semestre
No balanço do primeiro semestre deste ano, o IPPA/Cepea permaneceu praticamente estável em comparação ao mesmo período de 2021, com avanço de 0,3%. Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado esteve atrelado ao contrabalanceamento das variações dos Índices de grupos de alimentos nesse período.
- Diesel não é o único vilão do aumento no frete
- Fraude em benefícios pagos a pescadores é alvo de operação no Paraná
Enquanto os grupos formados por grãos e pecuária tiveram quedas reais de 3% e de 5,3%, respectivamente, os de hortifrutícolas e de cana-café subiram expressivos 10,1% e 27,7%, respectivamente.
A pressão sobre o IPPA-Grãos/Cepea no primeiro semestre de 2022 veio das desvalorizações do arroz, do milho e da soja e, no caso do IPPA-Pecuária/Cepea, das quedas nos preços do boi gordo e do suíno.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com informações do Cepea)
Fonte: Cepea