grãos

Três fatores levaram à queda do preço dos grãos, saiba quais

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
grãos

#souagro| Três fatores levaram à queda no preço dos grãos no Estado. Apesar de o dólar estar em alta e ter um acréscimo de preço diário, os preços dos grãos  caíram nos mercados interno e externo.

Mas, como explicar essa queda? A reportagem do Sou Agro conversou com o economista Camilo Motter, que é especialista no assunto. Ele listou três fatores para que contribuíram para esta queda brusca nos preços.

“Tivemos uma redução da demanda chinesa, o que contribuiu bastante e este é o principal fator. O segundo fator é a aversão dos investidores: existe uma previsão de que a economia mundial entrará em crise no ano que vem. Com isso, existe um medo de investir principalmente no que está relacionado à bolsa de valores. E o terceiro fator é o clima. Existe uma melhora climática nos EUA [Estados Unidos da América], por exemplo, e toda vez que existe essa melhora climática o preço cai. Assim como o preço sobe em caso de preocupação com mudanças do tempo”, explica.

 

Ele diz ainda que a alta do dólar não compensa a queda do mercado internacional. “O preço internacional caiu cerca de 10% do início da semana passada pra cá. E o dólar não chega a 1% de alta. Quanto ao preço interno, na semana passada a saca da soja girava em torno de R$ 193 no Oeste do Estado. Agora, está em base de R$ 185”, ressalta.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas