frio

Saiba como o frio ainda ameaça algumas lavouras

Débora Damasceno
Débora Damasceno
frio

#souagro| Quando falamos em mudanças climáticas, o produtor rural já fica em alerta, afinal dependendo da situação em que a lavoura tiver o frio pode gerar perdas. A previsão para os próximos dias é de frio intenso, inclusive com possibilidade de geadas no Sul do Brasil, podendo afetar até mesmo o Mato Grosso do Sul.

O agrometeorologista, Reginaldo Ferreira fala que essa onda pode ser benéfica para algumas  culturas: As temperaturas devem cair um pouco mais com essa entrada de massa de ar polar e nós precisamos ficar um pouco mais atento. As temperaturas mais baixas elas trazem um alerta principalmente para os produtores rurais. Por um lado vale a pena a gente dizer que quando tem temperaturas relativamente muito baixas você tem uma garantia de uma primavera e um verão muito mais sadio, porque boa parte dos microrganismos eles são eliminados. Também é importante dizer que as baixas temperaturas elas são extremamente importantes para as culturas de inverno como trigo, aveias e principalmente as frutíferas também como pêssego, como maçã, figo, é extremamente importante”, detalha o agrometeorologista.

ASSISTA O VÍDEO: 

Já outras culturas podem sofrer muito com essa onda de frio: “O que mais nos preocupa nesse momento são as culturas que nós cultivamos de verão e que este ano precisaram ser plantadas um pouco mais tardia. Isso aconteceu por conta da seca muito intensa que nós tivemos e dificultou muito, perdemos soja com a seca e por isso nós tivemos que plantar um pouquinho mais tarde. E aí esse pouquinho mais tardio está nos deixando numa situação não muito confortável. Algumas pessoas já perderam as suas lavoura em função de geada, outros já perderam em função da grande quantidade de água e agora a gente tem um risco dessa frente, que parece ser uma das frentes mais mais frias até o momento”, detalha Reginaldo.

“Neste final de semana, principalmente no domingo, na segunda-feira a gente tem a possibilidade das massas polares chegarem à nossa região e derrubarem a temperatura a ponto de que alguns locais a gente tem a possibilidade da ocorrência de geada e esses locais Oeste do Paraná, Sudoeste. Principalmente do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, essa geada pode realmente também alcançar até mesmo Mato Grosso do Sul. É uma massa de ar mais forte com um potencial muito maior. Vai acontecer? Nós temos a possibilidade muito grande. Os dados meteorológicos mostram que essas temperatura vão cair bastante, principalmente nas regiões mais altas como por exemplo Guarapuava e Palmas. Cascavel não é muito diferente, nós estamos quase 800 metros, então temos a possibilidade da nossa região sofrer um pouquinho mais com a questão da geada”, finaliza Reginaldo.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Imagem: Pixabay/Peggychoucair)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas