gripe

Custo de produção do frango volta a subir

Débora Damasceno
Débora Damasceno
gripe

#souagro| Contrariando as expectativas sobre a queda no custo de produção, os produtores de frango continuam enfrentando preços altos no setor. Mesmo que os valores do milho e do farelo de soja recuaram era dado como certo que também o custo de produção do frango apresentaria retração em maio. Mas não foi bem assim: pelo levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves voltaram a apresentar novo aumento.

A diferença em relação ao mês anterior foi pequena, inferior a 1%. Mas, ao alcançar R$5,62/kg, o custo do frango manteve-se como o terceiro mais elevado da história do setor.

 

 

Embora seja destaque o fato de o aumento sobre o mesmo mês do ano passado ter ficado em apenas 6,64% – a menor variação anual registrada desde janeiro de 2020 – constata-se que isso se deve, apenas, a uma relativa estabilização do custo nos últimos 12 meses comparativamente a idêntico período anterior. Ainda assim, a média registrada entre junho de 2021 e maio de 2022 se encontra cerca de 23% acima da registrada nos 12 meses imediatamente anteriores.

Mas se o preço das matérias-primas caiu – redução de cerca de 1,2% no custo da alimentação, confirma a Embrapa – que fator explica a elevação no custo total registrada em maio? “Outros custos”, informam os dados preliminares até aqui divulgados. Ainda que correspondam a menos de 17% de todos os custos, eles aumentaram quase 10% no mês.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Avisite)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas