solo

Dia da terra: como cuidar do solo e aumentar a produtividade

Ageiel Machado
Ageiel Machado
solo

#souagro | Dia da Terra, comemorado no dia 22 de abril, local onde vivemos, que necessita de cuidado para o futuro ser bom. Com isso, as diversas práticas contribuem para o bom desenvolvimento da vida. No campo não é diferente, é preciso sempre pensar lá na frente, pensar no solo, no que podemos fazer para que seja melhor?

O solo é praticamente a maior riqueza do agricultor, abaixo somente da família. É necessário conservar o solo, para manter com qualidade e saudável o lugar onde ele planta e seus arredores. Nada melhor que fazer isso com expertise e ainda melhor com uma otimização de custos.

 

 

Com as técnicas de manejo o agricultor pode ter um diagnóstico mais preciso, como o fluxo de agua, por exemplo, utilizando de terraços, que são barreiras físicas para diminuírem a velocidade da agua. Mas não deve ser a única, é preciso aliar com outras práticas de manejo. Por isso é interessante manter um especialista de sua confiança por perto. Ele quem vai dar os melhores direcionamentos para uma boa cultivar e produtividade.

De acordo com o engenheiro agrônomo e especialista em solo, Rafhael Crema, existem algumas orientações que o produtor precisa seguir: buscar fazer o plantio em nível. Tomar cuidado com excesso de compactação de solo. Utilização de sistemas de terraço, em nível ou desnível. Por fim, plantas de cobertura, de tempos em tempos o produtor fazer a rotação de cultura.

 

Assista a reportagem completa com o especialista em solo, Rafael Crema:

 

(Ageiél Machado/Sou Agro)

 

 

(Foto: Ageiél Machado)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas