Evite a entrada de doenças nas propriedades

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Biosseguridade, esta é uma palavra que você já deve ter ouvido falar muito, mas você sabe o real significado? Bom, resumidamente a biosseguridade é um conjunto de medidas para evitar a entrada e propagação de doenças nas propriedades, garantindo a segurança dos alimentos e saúde dos animais, bem como o bem estar dos trabalhadores.

Por conta disso, vamos relembrar a importância de manter as propriedades sem doenças, especificamente falando sobre avicultura e suinocultura.

ASSISTA O VÍDEO:

“O conceito de biosseguridade já é um tanto quanto recorrente na na produção de suínos e aves. E nada mais é do que medidas adotadas pra evitar que doenças entrem na propriedade e causem um prejuízo no  rebanho. E não afeta só a produtividade do rebanho, afeta toda a cadeia produtiva, porque algumas doenças tem impacto econômico tal que inviabilizam a comercialização às vezes dos animais até para exportação.
Então são medidas que devem ser adotadas não só por um produtor, mas toda cadeia tem que estar envolvida pra que realmente o resultado seja efetivo”, explica Vitor Hugo Grings, Analista da Embrapa Suínos e Aves.

 

A biosseguridade basicamente se refere a barreiras sanitárias que evitem a entrada de agentes para dentro da propriedade, como por exemplo: cercar a propriedade, evitar acesso de visitantes que tenham vindo de áreas com contaminação, caso seja necessário proceder a troca de roupa e de calçados pra entrar na propriedade, evitar que animais domésticos e principalmente animais selvagens entrem para dentro da propriedade e ter muito cuidado na introdução da espécie que está sendo criada, ou seja, saber da origem desses animais que não podem vir de de granjas que já tenham alguma contaminação: “Outra condição essencial para que esses conceitos de biosseguridade funcionem, é que as pessoas que vão operacionalizar o sistema, que vão estar no dia a dia da atividade, elas devem estar comprometidas com o programa e a cada tempo tem que ser revisadas, as pessoas treinadas e comprometidas para que realmente adotem as medidas corretas”, explica Vitor.

 

doenças
Cercar a propriedade é uma das medidas da biosseguridade
doenças
Proceder a troca de roupa e de calçados pra entrar na propriedade

doenças

Inclusive, a Embrapa produziu uma publicação muito importante que já rendeu ótimos resultados. “A Embrapa Suíno e Aves fez um levantamento em várias propriedades para ver quantas delas estariam adequadas, quais seriam as grandes limitações, enfim, para implementar. E a partir desse trabalho foi elaborada uma cartilha, que tem um uma relação de várias ah tecnologias que devem ser implementadas e a partir desse documento, algumas secretarias de defesa sanitária animal como do Paraná e do Rio Grande do Sul já editaram medidas de instruções normativas de segurança do rebanho baseados nessa publicação. Ela está disponível no site da Embrapa Suínos e Aves pra download gratuitamente e recomendamos todos os produtores, técnicos ligados à suinocultura que acessem esse material”, finaliza Vitor.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

 

(Fotos: Embrapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas