leite

Com planejamento é possível aumentar produção de leite nas propriedades

Débora Damasceno
Débora Damasceno
leite

Em tempos de altos custos de produção como os de hoje, pecuaristas têm que se valer de todo conhecimento que aumente a produtividade e a margem de lucro. Pensando nisso, o INOVAMEAT Toledo – Inovação na Produção de Proteína Animal, evento aberto nesta quinta-feira (31) e que prossegue até 2 de abril, incluiu na programação a palestra com o agrônomo e consultor Juliano Alarcon Fabrício, conhecido no setor pecuário como “Dr. Pastagem”.  O tema do especialista é “Pastagem, gestão e lucro. Como saber se sua propriedade está no caminho para a prosperidade”

“Tanto uma adequada e correta nutrição quanto um ambiente favorável são itens obrigatórios para os produtores de leite que procuram produzir o máximo do seu rebanho”, frisa Juliano. De acordo com ele, a gestão da propriedade é fundamental para a sobrevivência e sucesso do pecuarista. Juliano reforça que saber analisar o solo e como deixa-lo mais produtivo é vital, seja na produção de pastagem ou silagem.

 

O Dr. Pastagem também irá apresentar como a nutrição, o conforto e o manejo dos animais também são importantes para o aumento da produção leiteira. Além das dicas, ele irá apresentar sistemas eficientes de irrigação e casos de campo bem sucedidos na pecuária leiteira.

Uma propriedade rural em Planalto (sudoeste do Paraná) é uma das unidades demonstrativas de sucesso do município por ter conseguido dobrar sua produção de leite. A média diária de extração de leite da propriedade do Lucas Kleinhans passou 11 litros para 22,3 litros por vaca em dois anos de práticas eficientes no campo. Segundo Lucas, apesar do seu rebanho ter aumentado pouco neste período, passando de 45 para 51 animais, a produção que era em torno de 500 litros/dia passou a mais de 1.000 litros. “Esse aumento de renda é uma motivação. Você trabalha com muito mais vontade. Assim, trabalhando e ganhando bem que mal tem”, brinca Lucas.

 

(Fonte e foto: Inovameat)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas