SOJA: quebra na América do Sul leva os EUA a ampliar área
#souagro | A área plantada com grãos na safra 2022/23 nos EUA tende a ser maior diante da temporada anterior. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). A projeção é que as safras de milho, soja e trigo cheguem a 92,26 milhões de hectares. Os EUA sinalizam o aumento do plantio da soja e redução da área de milho.
Para especialistas, as mudanças nos preços relativos e custos de insumos em alta pressionam por uma queda nas lavouras de milho. A área de soja tende a aumentar na medida que fortes demandas dos EUA de esmagamento e atual seca na América do Sul resultarem em preços muitos mais favoráveis para a nossa safra e oportunidades aos produtores americanos.
- Mulheres unidas nos sindicatos rurais em defesa do agro
- Novas cultivares de soja unem resistência e alta produtividade
Ainda de acordo com o USDA, a expectativa é de que a soja alcance uma área de 35,61 milhões de hectares, um aumento de 0,9% em relação à safra passada. Em relação ao milho, a área plantada projetada pelo USDA é de 37,23 milhões de hectares, ou seja, uma redução de 1,5% da área cultivada na temporada anterior. A América do Sul está de olho nessa movimentação.
As lavouras de soja e milho americanas somam 72,84 milhões de hectares, uma queda substancial em comparação com o ano passado. Quanto ao trigo, o USDA projeta área plantada total de 19,42 milhões de hectares em 2022/23, 2,78% maior que no ciclo anterior. A maior oferta dos grãos vai derrubar os preços das commodities em relação ao ano anterior.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com agências)