China suspende importação de frango de dois frigoríficos brasileiros
#souagro| Dois frigoríficos brasileiros estão com habilitação suspensa para exportação de frango para China. O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirma discordar da decisão adotada pelo país.
A suspensão é válida para Bello Alimentos Ltda (nome fantasia Frango Bello), de Itaquiraí (MS), e São Salvador Alimentos S/A (nome fantasia Super Frango), em Itaberaí (GO). A interrupção das compras entrou em vigor nesta segunda-feira (31), mas o comunicado chinês não sinalizou o motivo da decisão nem quando os negócios podem ser retomados.
- Falta de energia provoca morte de 15 mil frangos
- Modernização no abate de frangos é testada em frigoríficos
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também não está satisfeita com a decisão dos chineses e foi informada da suspensão por meio de nota: “A ABPA está apoiando o governo brasileiro e as empresas envolvidas nas tratativas para o rápido restabelecimento das habilitações para a China. A entidade reafirma os altos padrões de qualidade e sanitários estabelecidos por suas associadas, assim como no sistema de controle sanitário brasileiro”
Mesmo assim a Associação acredita que essa suspensão não deva ter grandes impactos na exportação de carne de frango brasileira. Atualmente a ABPA conta com 43 plantas habilitadas para exportar frango para o país asiático.
- Para garantir safra, produtores lutam contra cigarrinha do milho
- Aprosoja é contrária a taxação em produtos do Agro
(Débora Damasceno/ Sou Agro com agências)