Nova Santa Rosa calcula 90% de perdas na safra
#souagro | O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, convocou na manhã desta quinta-feira (6) uma reunião emergencial para debater e apresentar os mais recentes números envolvendo a agricultura e pecuária do município. As perdas tanto na soja como no milho chegam a 90%, de acordo com o levantamento apresentado pela Defesa Civil juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, IAT (Instituto Água e Terra), além de empresas e cooperativas.
Os outros prejuízos totalizam 16% na produção de leite, podendo evoluir para 25%. Em relação à silagem, as perdas chegam a 70% e pasmem, 10% na mandioca. Esta última, mesmo considerada mais resistente, também não suportou a escassez hídrica que assola a região oeste e o Paraná como um todo.
- Ministra vem ao oeste conferir de perto os danos da seca
- Estiagem causa perdas de R$ 24 bi na agricultura do PR
Os dados apresentados estão sujeitos à alteração e atualização. E outro alerta: tudo que vem sendo colhido ainda apresenta baixa qualidade. Contabilizando as perdas, será possível Nova Santa Rosa aderir ao Decreto do Governo do Estado do Paraná, de 31 de dezembro de 2021, que declarou Situação de Emergência em todo o Estado.
Também estiveram presentes na reunião o prefeito em exercício, Noedi Hardt; presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Schindler e o coordenador da Defesa Civil (Compdec) de Nova Santa Rosa, Jaime Sommerfeld.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Imprensa Nova Santa Rosa)