Incêndio destrói vegetação e animais em ilha no PR
#souagro| Um incêndio atingiu uma ilha na região de Porto Mendes no oeste paranaense neste domingo (23). O Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foi acionado para conter as chamas. O fogo começou durante a tarde se espalhando rapidamente pela ilha. De acordo com o tenente Lucas Schlögl de Marechal Cândido Rondon o trabalho de combate foi intenso: “A gente deslocou com uma equipe de três bombeiros e solicitamos apoio ao pessoal da Itaipu, né? Então eles compareceram com oito pessoas e duas embarcações para poder fazer o apoio e poder levar o pessoal até o local do incêndio.”
ASSISTA O VÍDEO:
- Estiagem resulta em perdas severas nas lavouras gaúchas
- Polícia apreende R$ 500 mil em agrotóxicos contrabandeados
O incêndio se alastrou rapidamente por conta das condições da ilha: “Nós tentamos um combate direto com a o auxílio de uma moto bomba flutuante, só que no local tinha muito material combustível e uma vegetação muito alta. Aí a gente voltou para às margens e tentou fazer um fogo contra fogo”, detalha o tenente.
O fogo iniciou no começo da tarde e os trabalhos se estenderam por horas, na manhã desta segunda-feira (24) as equipes estão monitorando os focos de incêndio: ” Ontem a princípio tinha tinha baixado bastante o fogo, mas ainda tinha focos de incêndio. A área de mata que tinha sido atingida ontem era uma mata que não tinha acesso, uma mata bem fechada, bem densa, não tinha segurança nenhuma para os bombeiros entrarem. Então a gente está monitorando, né? A princípio já baixou bastante. A gente continuando monitorando, tem uma equipe nossa fazendo a verificação ao local. E se a situação persistir aí a gente vai tentar acionar outros meios para combate”, finaliza o tenente Lucas.
- Anunciado reajuste de 9,64% no frete rodoviário
- Áreas de integração lavoura-pecuária estão crescendo
O Corpo de Bombeiros ainda não tem um detalhamento de quanto da ilha foi destruída, nem de quantos animais morreram com o incêndio, mas o levantamento das perdas será feito assim que possível. Além disso, também haverá a investigação para saber o que causou o fogo.
As equipes afirmam que por ser uma ilha isolada, não há riscos de que o incêndio se alastre para outros locais. E que os bombeiros conseguiram controlar as chamas na base de onde o fogo começou.
(Débora Damasceno/ Sou Agro – Imagens: Portal Lindeiros)