Escola de Inovação Agrícola já tem longa fila de espera
#souagro | Como antecipamos no primeiro quadrimestre do ano passado, a Agrotec passará a sediar a Escola de Inovação Agrícola. As aulas estão programadas para ter início no dia 7 de fevereiro. O edital de cadastramento dos alunos foi concluído e, de acordo com o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, 140 estudantes estão inscritos e há uma longa fila de espera.
“O que estamos propondo é de fato algo extraordinário. Propusemos que fosse não apenas um colégio agrícola, mas que fosse uma Escola de Inovação Agrícola, trazendo os alunos para um novo ambiente educacional condizente com tecnologia e inovação do tempo em que estamos vivendo”, descreve Alcione Gomes.
“A realização desse projeto só foi possível devido a visão arrojada do nosso prefeito Paranhos e do Governador Ratinho Jr, que logo de imediato encamparam a ideia e pelo dinamismo do secretário Renato Feder, por meio da Secretaria de Educação”, acrescenta. Todo o trabalho é alicerçado dentro de um planejamento da Fundetec, criando um ambiente favorável à inovação, somando com o Parque de Agroinovação, Incubadora, Espaço CRIAR, ProgeTI e outros programas.
Uma área com mais de 30 terrenos será transformada em condomínio industrial com certificação verde, sustentável. “Tudo para que a inovação de Cascavel ou o empreendedor transpire inovação”, comenta o presidente da Fundetec. A Escola de Inovação Agrícola contará com 140 alunos durante todo o dia, sendo 50 em regime de internato.
A área destinada à instalação da Escola pertence à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) e faz parte das instalações atuais da Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec). São cerca de 2 mil metros quadrados de edificações, compreendendo o bloco administrativo, salas de aula, guarita, alojamento denominado Espaço Piquiri, refeitório, auditório e biblioteca. A concessão é por quatro anos, renováveis por iguais períodos.
O projeto para implantação dessa instituição no município foi idealizado pelo presidente da Fundetec, Alcione Gomes, e apoiado pelo deputado estadual Gugu Bueno e pelo vereador Professor Santello. “Com a aprovação desse projeto, começa a concretização do sonho em implantar um colégio nesses moldes em Cascavel. Isso tudo não seria possível se não tivéssemos o apoio de muitas pessoas. Além dos demais 20 vereadores, só temos a agradecer ao prefeito Leonaldo Paranhos, ao presidente da Fundetec, Alcione Gomes e ao deputado estadual Gugu Bueno por acreditarem na nossa ideia e não medirem esforços para efetivar esse projeto”, ressaltou Santello.
- Confira a evolução do Valor Bruto da Produção do PR
- Calor intenso mata soja na fase inicial de cultivo no RS
“Temos uma estrutura fantástica, com laboratórios e todas as ferramentas. Somos uma região agrícola, com seis das dez maiores cooperativas do Brasil e precisamos produzir mão de obra e uma nova geração com novas competências que possam ser os profissionais do futuro. Temos potencial para transformar essa nossa região na inovação agrícola que nós precisamos”, disse Alcione Gomes.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Prefeitura de Cascavel)