VÍDEO: cinturão de chuva perto do Paraná
#souagro | Depois de tantos dias, finalmente uma boa notícia para o Paraná e um alento para os produtores de grãos. Um cinturão de chuva está perto do Paraná e as precipitações estão previstas para ocorrer em diversas regiões nas próximas horas. Pelo menos é o que mostra o mapa atual do Simepar. As informações são do engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra.
A previsão é de pancadas isoladas e até mesmo chuva de granizo em cidades como Campo Mourão e Telêmaco Borba, de hoje até sexta-feira. Nos arredores perto de Cascavel, também há previsão de chuvas e trovoadas, cenário que se manterá até quinta-feira. “A chuva finalmente começa a se espalhar pelo Paraná, mas o volume é baixo. Em algumas regiões, pode chover entre 30mm e 40mm e outras sequer terão uma gota de água”, comenta Coutinho. Pato Branco registrou nesta quarta-feira chuva de granizo. “O interessante é que foi só granizo, nem vento tinha. Como se fosse uma chuva forte, na forma de granizo”, disse Coutinho. O granizo também foi registrado hoje em Londrina.
- Seca: Palotina contabiliza R$ 250 milhões em perdas
- Peixes ameaçados de extinção são apreendidos na fronteira
Em vários locais do Paraná, as chuvas serão bem irregulares, mas vão ocorrer, o que é o mais importante, pois toda a chuva é bem-vinda neste momento de crise hídrica. Preferencialmente, deve chover perto dos períodos de tarde e noite. Pela manhã, a possibilidade é praticamente nula. “Para a primeira quinzena de janeiro, o tempo é favorável para quem optar pelo início do plantio do milho segunda safra”.
Em relação às temperaturas, hoje, fez muito calor, mesmo prognóstico para quinta e sexta-feira, com as máximas variando entre 34 e 38 graus. Em Cascavel, as temperaturas máximas devem oscilar entre 32 e 34 graus. “Na medida em que vai entrando janeiro, as temperaturas tendem a cair”.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)