AGRICULTURA

Situação climática é a grande preocupação do agricultor

#souagro| Quando falamos em situação climática o produtor rural já demonstra preocupação. Afinal na região sul, a falta de chuva já gerou prejuízos irreversíveis nas lavouras. Este cenário não muito favorável para a agricultura vem se arrastando por alguns anos. Para detalhar este assunto, nós ouvimos o agrometeorologista Reginaldo Ferreira.

VEJA O VÍDEO:

Reginaldo explica que não estamos por um período fácil em relação as condições meteorológicas: “Principalmente nos últimos três anos, em relação a chuvas tanto 2019, 2020 e 2021 agora no ano de dois mil e vinte e um. Vejo que no ano de 2021 além da falta de água, nós também tivemos a questão da geada, tivemos a questão das queimadas
que trouxe prejuízo significativo para o produtor.

 

A comparação entre os anos também demonstra um preocupação com resultados, quando se fala em falta de chuva: “O ano passado no mesmo período que nós estamos agora de dezembro, nos primeiros quinze dias choveram cerca de  200 milímetros, apesar de que 2020 foi um ano seco, dezembro foi um ano muito chuvoso. O mês de novembro do ano passado chegou 85 milímetros e agora o mês de novembro também desse ano 85 milímetros, mas o mês de dezembro desse ano, até agora nós não tivemos praticamente nada de chuva na nossa região”, detalha Reginaldo.

 

REFLEXOS NAS PLANTAÇÕES

Essas condições climáticas refletem diretamente nas plantações: “Na realidade traz uma preocupação muito grande, porque estamos no período de florescimento do feijão, do milho, da soja e o solo está extremamente seco e nesse período de florescimento a cultura sofre muito, a cultura precisa necessariamente de água e claro que não sofrem só as culturas da nossa região, mas as outras, as pastagens, as hortaliças, os animais e isso na realidade traz uma dificuldade muito grande porque a gente não tem expectativa de termos chuvas pelo menos até o final do ano, o volume é muito pequeno de expectativa em torno aí de 30 a 50 milímetros, isso na realidade é praticamente nada, o que vai aumentar aí de forma significativa os prejuízos em relação principalmente a produção”, explica o meteorologista.

 

EXPECTATIVA

Para os dias próximos as expectativas não são as mais animadoras: “Isso está relacionado com a La niña mais efetiva e veja que isso é real este ano principalmente. A gente tem as acas que são as zonas que trazem água um pouco mais acima da região sul, mas a região sul não tem essa quantidade de volume que está tendo aí, por exemplo, a região que está mais acima de nós do Brasil e significa dizer que nós iremos ainda continuar eh tendo o prejuízo significativo na região sul em relação a chuva principalmente por esses dias que é tão significativo a quantidade de água para o produtor rural”, finaliza Reginaldo.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro)

 

Débora Damasceno

Recent Posts

Ladrões encapuzados furtam porcos de granja e perdem animais na fuga

Uma propriedade rural localizada em Vila Ipiranga, no interior de Toledo, foi alvo de um…

outubro 20, 2026

Cotações Agropecuárias: Chuvas afetam qualidade do trigo e restringem oferta

As condições climáticas adversas em importantes regiões produtoras de trigo vêm dificultando a colheita e…

outubro 20, 2026

Agro bate recorde histórico de empregos no 2º trimestre de 2026

A População Ocupada no agronegócio brasileiro somou 28,4 milhões de pessoas no segundo trimestre de…

outubro 20, 2026

Alep retira da pauta PL que aumenta custos cartoriais

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) retirou da pauta desta segunda-feira (19) o Projeto de…

outubro 20, 2026

Foco de doença de Newcastle é confirmado no Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o registro de um foco da doença…

outubro 19, 2026

G7 Paraná pede adiamento da votação de PL que aumenta os custos cartoriais

O G7 Paraná, grupo que reúne entidades representativas do setor produtivo do Estado, manifesta posição…

outubro 19, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais