plantio

Plantio direto para hortaliças é aposta dos produtores

Débora Damasceno
Débora Damasceno
plantio

#souagro| Hoje você vai conhecer o plantio direto de hortaliças. Tem muito produtor apostando neste método de produção. Para implantar o sistema, os produtores contam com apoio da assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná de Santa Tereza do Oeste/PR. Para entender essa novidade, a equipe do portal Sou Agro conversou com Erivan Marreiros, engenheiro agrônomo do IDR.

ASSISTA A REPORTAGEM:

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PLANTIO DIRETO?

“O sistema do plantio direto tem como princípio a proteção do solo e consequentemente a saúde deste solo. É fundamental que este solo esteja coberto, o mínimo remexido possível para que a vida seja revigorada nesse sistema. Tanto os microrganismos como minhocas, como uma série de outros pequenos animais que podem contribuir para a transformação da matéria orgânica em nutriente para as plantas”, detalha Erivan.

 

Um dos princípios básicos também é a cobertura desse solo. Jamais deixar o solo desprotegido, evita a erosão, evita também a perda de água por evaporação, reduz a incidência de plantas invasoras, o conforto térmico, a temperatura para o sistema radicular também fica mais equilibrada e com essa retenção de água, essa ciclagem dos nutrientes, o desenvolvimento das raízes é muito maior. Sem falar que como não tem planta espontânea porque o solo está coberto, existe uma estimativa de redução de 50 a 60% no número de horas trabalhadas dentro da produção de hortaliças”, acrescenta Erivan.

 

SISTEMA COM BONS RESULTADOS

Tem produtor em Cascavel/PR utilizando o sistema já em grandes áreas: “nós temos alguns produtores que estão adotando esse sistema, felizmente eles de uma maneira muito rápida já se convenceram da viabilidade do sistema. A primeira coisa que o produtor se pergunta é: mas para fazer essa palhada eu preciso colocar uma planta de cobertura quepode ser o milheto no verão, a aveia no inverno e ao invés de eu estar produzindo uma hortaliça que vai me dar um dinheiro, um lucro. Eu vou estar com essa planta de cobertura por dois meses? Mas existem vários benefícios. O primeiro deles é que com a redução da mão de obra, sobra um pouco mais de dinheiro. As mudas que são colocadas no sistema do plantio direto elas têm que vir um pouquinho maiores do que as convencionais, se elas já vêm mais adiantadas a gente tem um ciclo mais curto. Outro benefício é que praticamente não existem falhas por conta do conforto das plantas, e assim consegue tirar uma produtividade maior por área plantada”, finaliza Erivan.

 

(Débora Damasceno e Sirlei Benetti/ Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas