Ponte de Guaíra

Placas fotovoltaicas vão iluminar a Ponte Ayrton Senna, em Guaíra

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Ponte de Guaíra

 

#souagro | O vandalismo na iluminação da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, pode estar com os dias contados. Por sucessivas vezes, a imprensa notificou a ação de depredação ao patrimônio público sobre a ponta. Tanto, que motoristas precisam redobrar os cuidados para atravessar a estrutura em período noturnos, por conta da ausência de iluminação. Porém, essa situação está perto de ser solucionada. Tudo porque a ponte deverá receber um amplo projeto de revitalização, contemplando inclusive a implantação de 134 postes fotovoltaicos autônomos. É uma solução sustentável para uma ponte responsável pelo escoamento da produção agrícola tanto do Paraná como do Mato Grosso do Sul.

A Ponte Ayrton Senna foi inaugurada pelo Governo Jaime Lerner em 24 de janeiro de 1998 e desde então, nunca recebeu um aporte de recursos tão expressivo para sua restauração. O anúncio desse e de outras obras para Guaíra foi feito na quinta-feira pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, em Curitiba.

O valor total do investimento na Ponte Ayrton Senna será de R$ 26,1 milhões, resultado da parceria entre o Governo do Paraná e Itaipu Binacional. A ponte é a ligação entre as fronteiras agrícolas das regiões Norte e Centro Oeste do Brasil com a região Sul.

A intervenção na ponte tem previsão de ocorrer no primeiro semestre de 2022 e envolverá restauração (patologias, sinalização e dispositivos de segurança) do trecho de 3,6 quilômetros da ponte sobre o Rio Paraná, recuperação asfáltica de 1,1 quilômetro de acessos entre o fim do perímetro urbano de Guaíra e o início da ponte e substituição da iluminação. A obra prevê ainda melhorias no sistema de drenagem e serviços de manutenção em todo o trecho. A duração do contrato será de 18 meses. “Essa ponte fantástica vai ser totalmente recuperada e iluminada. O recurso inclui também os acessos. Hoje demos o primeiro passo na revitalização”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com AENotícias)

 

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas