Os desafios e conquistas das mulheres do agro
#souagro | A Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel, em parceria com a CEMF (Comissão Estadual de Mulheres da FAEP), realizou nesta quarta-feira, no pavilhão da Igreja de Rio do Salto, o evento Vivência das Mulheres Rurais. As mulheres do agro aproveitaram a oportunidade para relatar suas histórias individuais na agricultura, os principais desafios e sucessão familiar. Relataram a importância da participação da mulher no agro e a partir disso, a mudança em um ambiente até então dominado pelos homens.
As experiências foram relatadas por Adriana Martini De Meda (grãos); Mauzirene Matsushita (hortifrúti); Daniela Simonetti (suinocultura); Sonia Ranghetti (pecuária de corte); Lucia Shoffer (piscicultura e turismo rural); Maria Angélica Linhares (setor administrativo e financeiro) e Maria Beatriz Orso (avicultura e pecuária de leite). A moderação do evento evento ficou a cargo da jornalista e idealizadora do Portal Sou Agro, Sirlei Benetti.
- Boletim do Deral mostra as safras de feijão, milho e soja
- Paraná finaliza colheita da safra de trigo
O novo evento atendeu a proposta da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), recentemente criada com o objetivo de encorajar as mulheres no empreendedorismo rural, incentivar sua participação e envolvimento no negócio da família, fortalecer a representividade feminina no agronegócio, além de estimular o crescimento profissional, familiar e pessoal, mediante cursos entre outras formas.
Eventos dessa natureza serão cada vez mais constantes, de acordo com a presidente da Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel, Maria Beatriz Orso. Ela também é coordenadora regional da Comissão Estadual das Mulheres do Agro.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Sindicato Rural)