Mapa apreende toneladas de fertilizantes irregulares
Estabelecimentos produtores e importadores de fertilizantes sólidos e fluidos foram alvos de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ação ocorreu na região norte do Mato Grosso (MT) e resultou na apreensão de mais de 1.800 toneladas de fertilizantes minerais, 600 toneladas de fertilizantes orgânicos, 30 mil litros de fertilizantes fluidos e três mil litros de produto com função de agrotóxico.
Foram fiscalizados 16 estabelecimentos e coletadas 24 amostras para verificação da conformidade em relação às garantias registradas ou declaradas no rótulo, que serão analisadas em Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).
- Pássaro considerado praga agrícola chega ao Brasil
- Operação ambiental flagra crimes em nascentes no Paraná
Como medidas cautelares, foram emitidos quatro termos de embargo e oito termos de apreensão para adequação das instalações, condições de armazenamento de matérias primas e rotulagem de produtos. Ao todo, foram lavrados 14 autos de infração que seguirão os trâmites administrativos de apuração.
“A operação foi muito bem-sucedida e se constitui numa importante ferramenta para promover a legalidade e oportunidade de aprendizado e motivação para os agentes envolvidos”, declara o auditor fiscal federal agropecuário Luiz Henrique Pires, que participou da ação.
- Raiva: Laboratório do PR é pioneiro em técnica de diagnóstico
- Oeste do Paraná: somos grandes, somos agro
A operação contou com a participação de auditores fiscais federais agropecuários de Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso, com o apoio operacional do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal da Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso.
(FONTE: Mapa)