Força-tarefa apreende 350 toneladas de fertilizantes irregulares
Uma força-tarefa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreendeu mais de 350 toneladas e 25 mil litros de fertilizantes orgânicos e minerais e 12 toneladas de produto com função de agrotóxico. A ação, realizada na última semana, ocorreu na região sul de Minas Gerais (MG) com objetivo de fiscalizar e identificar a venda de produtos irregulares, bem como a produção sem registro.
Foram fiscalizados 27 estabelecimentos produtores, um estabelecimento comercial e dois laboratórios cadastrados. Como medida cautelar foram emitidos 12 termos de embargo para a adequação dos estabelecimentos à legislação vigente.
- Mercado agropecuário já sente os efeitos da ômicron
- Censo de onças-pintadas mostra recuperação da espécie
“A apreensão de fertilizantes pode ser motivada por vários fatores, desde identificação irregular ou armazenamento em local não autorizado, até fraude ou falsificação de produto”, relata a chefe da Divisão de Fiscalização de Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes, Laucir Rodrigues Gonçalves.
Os produtos fiscalizados foram amostrados para verificação da conformidade em relação as suas garantias. O total de 78 amostras são representativas de fertilizantes minerais, fertilizantes orgânicos composto e fertilizantes organominerais e serão analisadas nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária de Recife (LFDA-PE) e de Goiás (LFDA-GO).
- Estudo mostra emissão de metano em arroz irrigado
- Ponte é construída sobre o rio Melissa e agricultores comemoram
Participaram da operação auditores fiscais federais agropecuários da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.
(FOTOS/FONTE: Mapa)