Boletim Climático

Depois de tanta espera a chuva chegou, mas não foi para todos

#souagro| A espera foi longa, agricultores paranaenses não viam a hora que ela chegasse e ela finalmente veio: a chuva. Em várias cidades paranaenses teve registro de chuva, ela veio bem dispersa, teve município que choveu de um lado e de outro não, mas o fato é que ela trouxe esperança para as lavouras.

Em Cascavel por exemplo, na região oeste da cidade a chuva foi de 50 milímetros, mas em alguns pontos choveu apenas 20. Em Clevelândia choveu uma média de 12 milímetros. Nova Santa Rosa, Toledo, Tupãssi, Assis Chateaubriand, Mamborê também registraram chuva.

 

Palotina, cidade que registrou perdas de R$250 milhões por conta da seca, teve pouca chuva, o relato dos produtores é de que em alguns pontos choveu 17 milímetros e em outros apenas 2 milímetros, foi realmente bem espalhado em todas as cidades.

Acumulado de chuva no Paraná – alguns pontos não há estação do Simepar ou não choveu no local de coleta.

 

Apesar dessa diferença, em geral boa parte dos municípios do oeste paranaense que vinham sendo castigadas pela seca foram presenteadas com um pouco de chuva. A região norte do estado foi onde mais choveu, Londrina por exemplo acumulou 62 milímetros.

A CHUVA CONTINUA

E  notícia é animadora para os produtores, a chuva deve continuar em vários pontos do estado. Nesta quinta-feira (30) o dia começou com registros de chuvas fracas e isoladas nas regiões norte, sul, campos gerais e na faixa litorânea.

 

Entre o sudoeste, oeste e parte do noroeste, o sol já predomina com temperaturas em elevações, mas o tempo segue instável por conta da massa de ar úmida e aquecida, condições que propiciam o desenvolvimento de nuvens de chuva em vários momentos do dia e em todas as regiões.

De modo geral, há previsão de chover em todo estado e o tempo segue mais abafado, mas as temperaturas já não ficam tão altas como no início da semana.

ÚLTIMO DIA DO ANO

Para o último dia de 2021 ainda há possibilidade de chover em todo Paraná. Na maioria das regiões paranaenses a instabilidade ganha força a partir da tarde, devido ao tempo abafado. Calor mais significativo no oeste e no noroeste do Estado. Risco de tempestades continua elevado, especialmente no interior. Tendência de as chuvas perderem força com a chegada da noite, pouca chuva próximo à meia-noite.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro)

Débora Damasceno

Recent Posts

Inadimplência rural aumentou muito em um ano

A perspectiva de uma nova safra recorde convive com o agravamento das dificuldades financeiras no…

outubro 20, 2026

Abatedouro de aves obtem nota máxima

Planta industrial é recomendada à certificação AA em auditoria internacional Entre os dias 5 e…

outubro 20, 2026

Ladrões encapuzados furtam porcos de granja e perdem animais na fuga

Uma propriedade rural localizada em Vila Ipiranga, no interior de Toledo, foi alvo de um…

outubro 20, 2026

Cotações Agropecuárias: Chuvas afetam qualidade do trigo e restringem oferta

As condições climáticas adversas em importantes regiões produtoras de trigo vêm dificultando a colheita e…

outubro 20, 2026

Agro bate recorde histórico de empregos no 2º trimestre de 2026

A População Ocupada no agronegócio brasileiro somou 28,4 milhões de pessoas no segundo trimestre de…

outubro 20, 2026

Alep retira da pauta PL que aumenta custos cartoriais

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) retirou da pauta desta segunda-feira (19) o Projeto de…

outubro 20, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais